Categorias: Marketing Digital - 19/04/2020 - 10:38

O que descobrimos com a quarentena?

O que descobrimos com a quarentena?

Para muitos negócios e empresários esta é primeira crise séria e direta, claro que a escala que chegamos atualmente é inédita na história brasileira, mas um fato que é preciso entender é que esta não será a primeira e muito menos a última crise, por isso é importante aprender com os erros cometidos e “blindar” o máximo possível o negócio para as futuras crises.

O poder do planejamento

Neste momento onde uma pandemia que supostamente não poderia ser prevista qualquer planejamento prévio faz muita falta, afinal existem casos onde empresários um mês antes da quarentena realizaram grandes investimentos comprometendo uma parte significativa de seu caixa ou até tiveram quedas bruscas em suas receita!

Neste momento o mais importante é sobreviver, mesmo que agora não seja possível criar um planejamento  para o atual cenário, mas uma lição precisa ser aprendida:

Realize seu planejamento para o pior cenário possível!

Entenda que se planejar para o pior vai naturalmente “blindar” o seu negócio contra baixas temporadas e reveses que o mercado pode trazer, isso o torna antifrágil.

Este termo caso não conheça foi cunhado no livro “Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos” do autor Nassim N. Taleb, que ficou conhecido pelo livro “A Lógica do Cisne Negro”.

No livro Antifrágil, Taleb lista alguns conceitos e premissas importantes que visam preparar o negócio para os piores cenários possíveis, o que permite a empresa criar “resistências” contra as oscilações de mercado, ainda aproveitando destes cenários para conseguir crescer.

Em resumo é importante ter um planejamento de médio a longo prazo com um estudo dos piores cenários possíveis e planos de contingências para estes acontecimentos.

Como ter múltiplos canais é importante

O segundo ensinamento que a quarentena trouxe para as empresas foi a importância de ter múltiplos canais de atendimento e vendas.

Mas por qual o motivo de ter múltiplos canais?

Antes desta crise atual estourar muitas empresas se “limitavam” a prospectar e atender seus clientes apenas por um canal seja este por telefone, e-mail, redes sociais ou até mesmo o ponto de venda.

Mas quando houve uma mudança do panorama e um novo comportamento fazendo com que alguns canais sejam mais valorizados e outros praticamente mortos.

E trazendo o conceito da empresa que é antifrágil já prega que ela precisa ter uma quantidade razoável de canais para atendimento e prospecção, desta maneira a empresa teria sempre um lugar para conseguir prospectar novos clientes e atender os que já existem, esta é a importância de ter múltiplos canais.

Não colocar todos os ovos no mesmo cesto

A terceira lição que foi aprendida é não colocar todos os ovos em uma única cesta, que basicamente é não é inteligente apostar tudo em uma única jogada ou estratégia, o mais importante é entender o que você está fazendo e os riscos que está correndo.

Lembro que quando a crise do COVID-19 começou a dar os primeiros sinais de que haveria uma mudança brusca no panorama, as bolsas financeiras acabaram sentindo e reagindo com uma queda brusca o que fez muitos investidores tanto mais antigos quanto os mais novos sofreram prejuízos.

Mas os que mais sofreram foram os investidores de primeira viagem que apostaram grande parte de seus ganhos e reservas em um mercado que estava em plena ascensão distribuindo ganhos para todos, o que naturalmente “atraiu” muitos novos investidores seguidos por promessas mirabolantes. 

E quando houve essa queda muitos não estavam entendendo e nem acompanhando a situação o que fez perderem grande quantidade de seus montantes quando não perderam 100%, simplesmente por apostar tudo em uma única estratégia que nem ao menos eles mesmos tinham conhecimento.

Por estes motivos é importante não apostar tudo em uma única escolha ou estratégia.

A Importância do delivery e sua estrutura

Agora com esta situação mais do que nunca fica claro duas coisas: a primeira é que o delivery de produtos é essencial e nunca foi tão importante para qualquer empresa e o segundo é a clara falta de estrutura para o delivery.

Mais um exemplo de um dos conceitos do antifrágil que prega a empresa se aproveitar de situações adversas com uma velocidade de adaptação imensa gerando uma grande oportunidade para crescer muito.

Então uma lição aprendida é que se sua empresa possui uma estrutura de delivery abuse dela, leve isto até seu cliente uma vez que manter um espaço físico pode possuir um custo maior que uma estrutura de delivery.

Home office, uma possibilidade pouco explorada

E por fim o último aprendizado é que o se antes o home office era uma opção hoje é uma necessidade, e muitas empresas devem criar políticas para conseguir manter sua operação independente onde seu colaborador está no momento.

Ĉlaro entendo que algumas operações não possuem esta “capacidade” mas garanto que grande parte da equipe que oferece este suporte a operação pode sim ser realizada de maneira remota, o que reduz muito o custo diário da empresa, melhora a vida e otimiza o tempo do colaborador já que ele não precisa mais se locomover até a empresa, por siso é uma possibilidade que precisa ser explorado e adotado.

Conclusão

Veja bem estes apontamentos são a minha visão perante todo este cenário presente, espero que sirva para ajudar neste momento e que seu negócio sobreviva até o final de tudo e que fortaleça cada vez mais as base de sustentação dela para as próximas crises, que sim pode ter certeza que vão chegar.


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