Categorias: Empreendedorismo - 22/03/2021 - 08:46

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Imagine que seu cliente sinta um cheiro, aroma ou fragrância em seu produto e automaticamente remete aos valores de sua marca, isso parece impossível? Mas não para o Marketing Olfativo.

Um dos maiores objetivos do marketing é criar a intenção, interesse e desejo do cliente na compra de um determinado produto, utilizando diversas técnicas e ferramentas, e uma destas é o marketing olfativo.

O que o Marketing Olfativo?

O marketing olfativo tem como objetivo estimular e disparar novas sensações por meio de um dos sentidos menos explorados o olfato, e com o novo-consumidor cada vez mais investindo em novas experiências ao invés de apenas em um produto, frio e sem vida.  

Graças este tipo de comportamento / consciência dos novo-consumidor qualquer marca que entregue este tipo de experiência consegue se tornar uma referência em seu mercado.

Como funciona o Marketing Olfativo?

Um dos maiores exemplos de como o marketing olfativo funciona são as famosas “revistinhas” da AVON que conseguiam vender perfumes demonstrando as fragrâncias por meio de adesivos perfumados onde o cliente poderia sentir o cheiro do produto e escolher se gostaria de comprar ou não, mas tenha certeza que isso ajuda muito na tomada de decisão da compra.

Existem muitos outros exemplos como é o caso do famoso cheiro do carro novo, aparelhos ou mesmo livros, isso estimula muito o cérebro remetendo boas lembranças o que facilita muito no momento da decisão da compra.

Quem pode usar Marketing olfativo?

O marketing olfativo é recomendo a qualquer empresa que gostaria de ter uma identidade olfativa marcante, e que queiram estimular muito as lembranças de seu cliente em seu produto.

Os casos mais comuns são referentes a lojas que gostariam de entregar uma experiência diferenciada para todos o seus clientes, produtos de alto valor em desejo como moda também pode usufruir deste tipo de técnica com grande facilidade e por fim alguns clubes de assinatura que pode entregar grandes experiências olfativas por meio de sua entrega mensal.

Conclusão

Por fim o marketing olfativo pode ser realmente bem interessante para empresas que gostaria de estimular este tipo de lembrança em seus clientes, deixando um aroma marcante vinculado a seus produtos.

No entanto este tipo de técnica por si só não fará milagres da noite para o dia, e sim no longo prazo construirá uma marca forte e marcante para os clientes transformando eles em verdadeiros fãs do produto.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

Vendas por e-mail: é possível? Conheça estratégias!

date_range 12:21 - 23/09/2021 - grade 220
person Rafael Borsari

Vendas por e-mail: é possível? Conheça estratégias!

Entenda o novo recurso do TikTok: currículo em formato de vídeo

date_range 04:41 - 20/07/2021 - grade 257
person Rafael Borsari

Entenda o novo recurso do TikTok: currículo em formato de vídeo

O que são os parâmetros UTMs e como usá-los?

date_range 04:44 - 20/07/2021 - grade 275
person Rafael Borsari

O que são os parâmetros UTMs e como usá-los?

Growth Hacking - Como crescer e vender mais

date_range 08:15 - 26/04/2021 - grade 278
person Rafael Borsari

Growth Hacking - Como crescer e vender mais

Os 6 diferenciais que apenas um CRM pode oferecer!

date_range 08:37 - 12/04/2021 - grade 296
person Rafael Borsari

Os 6 diferenciais que apenas um CRM pode oferecer!

Como ter resultados em seu canal do Youtube

date_range 15:18 - 19/04/2021 - grade 300
person Rafael Borsari

Como ter resultados em seu canal do Youtube

As 5 Barreiras que não deixam você vender

date_range 09:16 - 01/12/2020 - grade 302
person Rafael Borsari

As 5 Barreiras que não deixam você vender

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

date_range 06:29 - 05/01/2021 - grade 302
person Rafael Borsari

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

date_range 18:45 - 02/03/2021 - grade 307
person Rafael Borsari

Mobile-First Index - Nova atualização do Google