Categorias: Empreendedorismo - 22/03/2021 - 08:46

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Marketing Olfativo - Traga boas lembranças para seu cliente

Imagine que seu cliente sinta um cheiro, aroma ou fragrância em seu produto e automaticamente remete aos valores de sua marca, isso parece impossível? Mas não para o Marketing Olfativo.

Um dos maiores objetivos do marketing é criar a intenção, interesse e desejo do cliente na compra de um determinado produto, utilizando diversas técnicas e ferramentas, e uma destas é o marketing olfativo.

O que o Marketing Olfativo?

O marketing olfativo tem como objetivo estimular e disparar novas sensações por meio de um dos sentidos menos explorados o olfato, e com o novo-consumidor cada vez mais investindo em novas experiências ao invés de apenas em um produto, frio e sem vida.  

Graças este tipo de comportamento / consciência dos novo-consumidor qualquer marca que entregue este tipo de experiência consegue se tornar uma referência em seu mercado.

Como funciona o Marketing Olfativo?

Um dos maiores exemplos de como o marketing olfativo funciona são as famosas “revistinhas” da AVON que conseguiam vender perfumes demonstrando as fragrâncias por meio de adesivos perfumados onde o cliente poderia sentir o cheiro do produto e escolher se gostaria de comprar ou não, mas tenha certeza que isso ajuda muito na tomada de decisão da compra.

Existem muitos outros exemplos como é o caso do famoso cheiro do carro novo, aparelhos ou mesmo livros, isso estimula muito o cérebro remetendo boas lembranças o que facilita muito no momento da decisão da compra.

Quem pode usar Marketing olfativo?

O marketing olfativo é recomendo a qualquer empresa que gostaria de ter uma identidade olfativa marcante, e que queiram estimular muito as lembranças de seu cliente em seu produto.

Os casos mais comuns são referentes a lojas que gostariam de entregar uma experiência diferenciada para todos o seus clientes, produtos de alto valor em desejo como moda também pode usufruir deste tipo de técnica com grande facilidade e por fim alguns clubes de assinatura que pode entregar grandes experiências olfativas por meio de sua entrega mensal.

Conclusão

Por fim o marketing olfativo pode ser realmente bem interessante para empresas que gostaria de estimular este tipo de lembrança em seus clientes, deixando um aroma marcante vinculado a seus produtos.

No entanto este tipo de técnica por si só não fará milagres da noite para o dia, e sim no longo prazo construirá uma marca forte e marcante para os clientes transformando eles em verdadeiros fãs do produto.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

date_range 06:29 - 05/01/2021 - grade 589
person Rafael Borsari

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

UX é o novo queridinho da Google

date_range 11:08 - 14/02/2021 - grade 607
person Rafael Borsari

UX é o novo queridinho da Google

Como fazer seu e-commerce bombar em 2021?

date_range 08:29 - 18/01/2021 - grade 611
person Rafael Borsari

Como fazer seu e-commerce bombar em 2021?

E-commerce - Como funciona na China?

date_range 08:01 - 01/02/2021 - grade 615
person Rafael Borsari

E-commerce - Como funciona na China?

Como fechar mais negócios apenas classificando seus leads!

date_range 22:23 - 14/09/2020 - grade 631
person Rafael Borsari

Como fechar mais negócios apenas classificando seus leads!

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

date_range 18:45 - 02/03/2021 - grade 634
person Rafael Borsari

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

Qual o segredo para vender mais no Instagram Direct?

date_range 10:24 - 11/01/2021 - grade 638
person Rafael Borsari

Qual o segredo para vender mais no Instagram Direct?

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

date_range 09:59 - 07/03/2021 - grade 642
person Rafael Borsari

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

Você conhece as 5 palavras que mais vendem?

date_range 19:45 - 13/01/2021 - grade 646
person Rafael Borsari

Você conhece as 5 palavras que mais vendem?