Imagine que seu cliente sinta um cheiro, aroma ou fragrância em seu produto e automaticamente remete aos valores de sua marca, isso parece impossível? Mas não para o Marketing Olfativo.
Um dos maiores objetivos do marketing é criar a intenção, interesse e desejo do cliente na compra de um determinado produto, utilizando diversas técnicas e ferramentas, e uma destas é o marketing olfativo.
O que o Marketing Olfativo?
O marketing olfativo tem como objetivo estimular e disparar novas sensações por meio de um dos sentidos menos explorados o olfato, e com o novo-consumidor cada vez mais investindo em novas experiências ao invés de apenas em um produto, frio e sem vida.
Graças este tipo de comportamento / consciência dos novo-consumidor qualquer marca que entregue este tipo de experiência consegue se tornar uma referência em seu mercado.
Como funciona o Marketing Olfativo?
Um dos maiores exemplos de como o marketing olfativo funciona são as famosas “revistinhas” da AVON que conseguiam vender perfumes demonstrando as fragrâncias por meio de adesivos perfumados onde o cliente poderia sentir o cheiro do produto e escolher se gostaria de comprar ou não, mas tenha certeza que isso ajuda muito na tomada de decisão da compra.
Existem muitos outros exemplos como é o caso do famoso cheiro do carro novo, aparelhos ou mesmo livros, isso estimula muito o cérebro remetendo boas lembranças o que facilita muito no momento da decisão da compra.
Quem pode usar Marketing olfativo?
O marketing olfativo é recomendo a qualquer empresa que gostaria de ter uma identidade olfativa marcante, e que queiram estimular muito as lembranças de seu cliente em seu produto.
Os casos mais comuns são referentes a lojas que gostariam de entregar uma experiência diferenciada para todos o seus clientes, produtos de alto valor em desejo como moda também pode usufruir deste tipo de técnica com grande facilidade e por fim alguns clubes de assinatura que pode entregar grandes experiências olfativas por meio de sua entrega mensal.
Conclusão
Por fim o marketing olfativo pode ser realmente bem interessante para empresas que gostaria de estimular este tipo de lembrança em seus clientes, deixando um aroma marcante vinculado a seus produtos.
No entanto este tipo de técnica por si só não fará milagres da noite para o dia, e sim no longo prazo construirá uma marca forte e marcante para os clientes transformando eles em verdadeiros fãs do produto.