Uma nova atualização do algoritmo de um dos maiores motores de busca que existe, o Google, está com um foco inteiramente voltado para as técnicas de UX, visando entregar a melhor experiência.
As últimas atualizações do Google estão totalmente focadas na melhoria e tratativas relacionadas ao UX (User Experience), que visa trazer um novo pilar base no desenvolvimento de estratégias focadas em tráfego orgânico.
Só em 2020 o algoritmo recebeu três grandes atualizações, onde o foco está claramente sendo direcionado para a melhoria e maior valorização para sites que possuam e respeitem as técnicas comuns presentes em UX, que no final possui como objetivo o desenvolvimento e melhoramento das páginas direcionado na usabilidade do usuário perante o produto, site ou mesmo uma simples interface, gerando pouco atrito entre a intenção e a realização da ação do visitante / usuário.
#Como isso vai impactar meu site?
Os impactos ainda estão sendo monitorados e medidos, mas uma coisa é certeza os sites / aplicativos / produtos que não possuam a mínima navegabilidade, usabilidade e que entregue uma experiência no mínimo agradável ao usuário, este é o momento para ficar preocupado, pois, ao longo dos anos os medidos de performance vão ser essenciais.
Novembro, em 2020 já vinha registrando relativa volatilidade em seus rankings durante todo o mês, mas foi somente a confirmação de uma alteração nos algoritmos que explicou estas flutuações.
#Conclusão
Além dos usuais core updates, o Google também deve implementar uma grande atualização, o Google Page Experience, por volta de maio, que transformará UX em um novo fator de ranqueamento, que deve impactar uma grande quantidade absurda de sites focados em conteúdo.