Categorias: Melhorando seu Site - Marketing Digital - Colucci News - 04/06/2020 - 10:19

Atualização do Google - Google Page Experience

Atualização do Google - Google Page Experience

A Google Page Experience é a nova atualização no algoritmo do Google para ranqueamentos, que irá mais uma vez mudar tudo! Por conta do COVID-19, a atualização só deve acontecer na prática em 2021, mas é bom já se adaptar a nova tendência.

É claro que se um site não está bem ranqueado em fatores óbvios como velocidade de carregamento, responsividade mobile e navegação segura logo está perdendo posição e qualidade no posicionamento nas pesquisas do Google, no entanto nos últimos anos a empresa tem visado outro ramo de otimização conhecida como experiência do usuário.

A experiência do usuário, como é chamada esta coleção de normas, ganhou importância como uma consequência natural do amadurecimento do comportamento e perfil das pessoas na internet, com a crescente demanda por uma web mais amigável, inteligente e intuitiva, o Google anunciou no final do mês passado (28/05/2020) que está expandindo seu algoritmo sofisticado de busca e posicionamento, levando em consideração alguns aspectos essenciais que entregam uma melhor experiência ao usuário.

Google Page Experience (ou experiência de página) é uma coleção de sinais que medem como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da Web, indo além do valor puro das informações e qualidade do conteúdo.

Os principais fatores que receberão maior relevância:

Site deve carregar em menos de 2,5 segundos.

Atenção ao tempo que sua página leva para carregar todo o conteúdo, por isso cada vez mais o design mais minimalista focado no que realmente importa estão ganhando espaço considerável em grandes players no mundo digital. Além é claro de outras técnicas como outras otimizações menores, que ajudam a alcançar o tempo ideal de 2,5 segundos para carregamento do conteúdo.

O site precisa funcionar bem no smartphone

Outro fator muito esquecido é ter uma versão responsiva do site que se adapta naturalmente a cada tipo e tamanho de tela, então se o visitante acessar o mesmo site tanto em um smartphone, tablet ou mesmo smart tv ele ainda vai continuar tendo a mesma experiência, por isso é importante ter este fator em mente,

Evitar itens que “saltem”, acabou a era dos “popups”

Acabou a era dos popups e o Google já definiu que não gosta disso, então não use isso exitem maneiras melhores, eficientes e mais estéticas de ter um melhor resultado, como ter páginas de captura específicas e tudo mais.

Obrigatório ter https.

Era uma opção agora é obrigação qualquer site por menor que seja deve fornecer um certificado SSL de segurança, o famoso https. Antes era uma obrigação maior para site que utilizavam algum tipo de transação financeira mas com o amadurecimento dispor de um bom certificado de segurança SSL é essencial.

Animações brilhantes e músicas de fundo devem ser usadas com cuidado!

Qualquer animação ou multimídia que seja intrusiva ou atrapalhe o usuário deve ser evitada, se for muito necessário use com cuidado, pois já não é de agora que o algoritmo está em cima deste tipo de artimanha para conseguir chamar a atenção do usuário.

Como me preparar para esta atualização?

O anúncio do Google Page Experience, foi feito com grande antecedência justamente para dar tempo hábil para que todos os responsáveis por sites e profissionais da área consigam se adequar a isso, já que pelo o que parece vai ser literalmente um grande divisor de águas no mundo do marketing digital e principalmente do SEO que trabalha diretamente com este tipo de otimização.

Para conseguir já observar as métricas e realizar as modificações basta utilizar as ferramentas  Google Search ConsoleGoogle PageSpeed e por fim o aplicativo nativo do Google Chrome Lighthouse, todos permitem que os responsáveis consigam analisar as métricas e realizar as modificações necessárias.

Conclusão

Em resumo é possível observar que a web está amadurecendo cada vez mais com o passar dos anos e o Google como grande patrono disso reage e dita novas tendências para ela como um todo, e ao que parece esta mudança será impactante em muitos sites que estão abandonados e não recebem atualizações com frequência e os que estão na ponta devem ser adequar o quanto antes.

Vale ressaltar que o Google já avisou que nenhuma mudança será feita sem aviso prévio e que isso é apenas uma prévia do que realmente vem por ai, e que qualquer mudança deve já ocorrer no começo de 2021.

 


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

date_range 06:29 - 05/01/2021 - grade 590
person Rafael Borsari

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

UX é o novo queridinho da Google

date_range 11:08 - 14/02/2021 - grade 608
person Rafael Borsari

UX é o novo queridinho da Google

Como fazer seu e-commerce bombar em 2021?

date_range 08:29 - 18/01/2021 - grade 612
person Rafael Borsari

Como fazer seu e-commerce bombar em 2021?

E-commerce - Como funciona na China?

date_range 08:01 - 01/02/2021 - grade 616
person Rafael Borsari

E-commerce - Como funciona na China?

Como fechar mais negócios apenas classificando seus leads!

date_range 22:23 - 14/09/2020 - grade 632
person Rafael Borsari

Como fechar mais negócios apenas classificando seus leads!

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

date_range 18:45 - 02/03/2021 - grade 635
person Rafael Borsari

Mobile-First Index - Nova atualização do Google

Qual o segredo para vender mais no Instagram Direct?

date_range 10:24 - 11/01/2021 - grade 639
person Rafael Borsari

Qual o segredo para vender mais no Instagram Direct?

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

date_range 09:59 - 07/03/2021 - grade 643
person Rafael Borsari

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

Como ter resultados em seu canal do Youtube

date_range 15:18 - 19/04/2021 - grade 646
person Rafael Borsari

Como ter resultados em seu canal do Youtube