Descubra os 6 diferenciais que sua empresa pode ter ao implementar um CRM em seu processo de vendas, e como isso pode virar o jogo para você!
CRM é um acrônimo de customer relationship management, em portugues significa gestão de relacionamento com o cliente, foi uma classificação criada para sistemas / ferramentas cujo objetivo é automatizar a função de contato entre a empresa e o cliente, e todas as empresas deveriam possuir uma solução de CRM para amplificar o resultado do comercial.
Abaixo vou citar os 6 diferenciais que podem amplificar e muito os resultados da empresa no momento de fechar uma venda com o cliente.
1# Melhora da comunicação entre o time de vendas
Como citado acima, o CRM armazena todo o histórico de interação entre a empresa e o cliente, isto permite maior facilidade que os membros da equipe comercial consigam acompanhar de forma indireta toda a jornada do cliente, e quando necessário possam interferir de forma orgânica.
2# Qualifica a integração entre os times de marketing e vendas
Um dos maiores diferenciais de ter uma ferramenta CRM integrada de forma natural no processo da empresa, deixando mais transparente e com maior peso os resultados gerados entre a equipe de marketing e a de vendas, permitindo que ambos consigam se concentrar em seus resultados e entregar de forma unida o melhor resultado, já que o marketing sua maior função é entregar leads mais qualificados para a equipe de vendas concretizar a conversão.
3# Melhora do relacionamento com os clientes
Uma das principais vantagens de se ter um CRM é claramente a capacidade de criar e facilitar a comunicação entre empresa e clientes, oferecendo todo o suporte necessário durante a pré e pós venda.
Já que todas as informações e interações são gravadas e armazenadas nos CRM isso permite que qualquer um da empresa consiga entender melhor o problema e procurar a solução de forma mais assertiva possível.
4# Gestão do processo de vendas pelo líder
Por si só ter um processo muito bem definido com as informações vitais coletadas fluindo de forma orgânica e natural, com certeza ajuda muito o dia a dia de qualquer gestor na tomada de decisões importantes e de cunho estratégico.
5# Potencializa o aumento do ticket médio nas vendas
Produtos com ticket médio que exigem maior preparo do time de vendas para realizar a conversão, empresas que possuem um CRM muito bem estabelecido conseguem diminuir o atrito e amplificar o poder do vendedor no momento da negociação.
6# Praticidade no registro das informações.
E como já ficou óbvio pelo que foi citado acima, um CRM facilita e MUITO o cadastro e registro de informações e dados dos clientes, gravando em todo o processo de relação entre a empresa e o cliente.
#Conclusão
É importante pontuar que um CRM não só ajuda o setor de vendas como também ser como um forte aliado para outras áreas da empresa como marketing, suporte, customer service e atendimento.
Já que o maior objetivo da ferramenta é coletar, armazenar e exibir de forma simples as informações do cliente, deixando à disposição das equipes da empresa.
A minha recomendação é que qualquer empresa implemente um software CRM para conseguir trazer todos os benefícios que citei acima entre outros, principalmente se o fluxo de clientes é muito alto e todos os dados precisam estar presente para todos ao mesmo tempo, de forma centralizada.