Exatamente se o seu site não tiver uma versão mobile será completamente excluído das páginas de pesquisa, com a nova atualização Full Mobile-First Index do Google.
O Google anunciou ano passado que haveria uma grande mudança em como os resultados são exibidos, dando grande enfoque em usabilidade e experiência mobile, dando um período razoável para as atualizações para se adequar às novas diretrizes.
Com a atualização do Mobile-First Index todos os sites indexados em suas páginas de resultados deveriam ser avaliados usando como base as melhores práticas voltadas para a sua visualização em dispositivos móveis, dando menor importância para o uso em desktop.
E a mudança já foi sentida em todos que se adaptaram e os que ainda não se adaptaram, impactando muito na forma como os resultados são exibidos, o que pode levar um site que não se adapta a praticamente zero tráfego vindo do buscador!
#E como se adaptar?
Simples mobile-first, sempre foi uma resposta para a entrega de conteúdo e indexação da melhor forma possível para o visitante, agora ele é mais que obrigatório!
Abaixo uma lista resumida do que pode ser feito e as ferramentas usadas para isso:
- Use o Google Search Console, ferramenta gratuita e completa que permite verificar se o site está ou não compatível com dispositivos móveis.
- A velocidade de carregamento do site agora é mais impactante do que nunca, por isso utilize o Google PageSpeed para certificar que o site está carregando minimamente bem.
- Por fim o navegador Google Chrome possui uma ferramenta chamada Lighthouse que permite extrair diversas pontuações do site, que pode auxiliar muito nas correções necessárias.
#Conclusão
Esta é uma situação um tanto inédita onde claramente o Google força uma certa “regra” para todos, mas pode ser visto como uma grande oportunidade de despontar nas pesquisas uma vez que boa parte de seus concorrentes não vão conseguir se adaptar com tanta velocidade.
Atenção caso você ainda não tenha se adaptado a esta nova realidade, a partir de 01/03/2021 você terá apenas dois meses para tal, então não perca tempo.