Categorias: Marketing Digital - 07/03/2021 - 09:29

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Product Design Sprint, já que esse conceito ficou bem conhecido por ser aplicado e divulgado pelo Google, conhecido por lançar anualmente uma quantidade incrível de produtos.

Design Sprint é trabalhado durante cinco dias e a função dele é ajudar a solucionar problemas e trazer inovação para o negócio de forma mais rápida, sem precisar comprometer uma grande quantidade de recursos, oferecendo flexibilidade de escolha e uma validação da ideia.

Ele elimina a parte de desenvolvimento do produto e se baseia fortemente na ideia de validação por um protótipo. O que faz com que você tenha um feedback dos usuários sobre determinada solução antes de arcar com discussões infinitas e investimento de seus recursos (tempo do time, por exemplo) para algo que não se sabe ao certo se será bem-aceito pelos usuários.

Antes de iniciar, importante.

Defina qual é a dor que precisa ser resolvida, qual é o desafio e qual será o time que participará desse processo. Lembre-se de que será mais rico se o time for multidisciplinar e que é necessária dedicação total durante os cinco dias de sprint. Então, é preciso ter o espaço certo e o tempo livre para isso.

As etapas para esse Design Sprint são:

#Dia 1 - Segunda-feira

Esse primeiro dia deve focar no levantamento de dados e informações. Qual é o desafio? Por que ele existe? O que o time sabe sobre isso? Qual será, de fato, o ponto a ser atacado para a solução deste problema? O que os usuários dizem sobre isso?

#Dia 2 - Terça-feira

Após levantar o problema e seus desdobramentos, é hora de focar na solução. Quais são as hipóteses e as ideias? É necessário separar as melhores ideias e fazer esboços do que pode ser a solução para esse desafio.

A esta altura, é preciso começar a chamar usuários para o teste que deverá ser feito na sexta-feira.

Cinco pessoas são suficientes para entender 85% das necessidades dos seus usuários.

#Dia 3 - Quarta-feira

Agora você estará com vários esboços que podem ser a solução do problema inicial, mas é complicado e demorado testar tudo isso. Então, agora, o grupo criticará cada um desses desenhos e extrair deles as melhores soluções.

No fim do dia, deverão estar prontos um storyboard com as sugestões vencedoras e uma base sólida para a criação do protótipo que será usado para teste com os usuários.

#Dia 4 - Quinta-feira

Chegou a hora de transformar o storyboard em protótipo. Ele precisa ser o mais fiel possível à ideia e à usabilidade final do produto. O usuário deverá ter a sensação de estar usando o produto final, então, o protótipo precisa ser navegável.

É neste dia também que deve se certificar de que está tudo certo para o teste no dia seguinte e criar o roteiro do teste para os usuários (Quais tarefas eles devem cumprir? Quais dúvidas precisam responder?).

#Dia 5 - Sexta-feira

É o dia da validação. Os usuários devem ser entrevistados e o time avaliará como as pessoas estão usando o protótipo, como elas se sentem, quais dúvidas têm e o que elas estão falando sobre a proposta.
É necessário sair deste teste sabendo quais serão os próximos passos, qual caminho será seguido.

#Conclusão

Ao fim de cinco dias, você deverá ter uma solução discutida e validada, pronta para ser desenvolvida, ajudar seus usuários e melhorar o resultado do seu negócio.

Como puderam ver, passamos rapidamente pelos conceitos e foi um overview mesmo! Existem cursos completos, muitos livros e artigos que podem ajudar você a se aprofundar mais em cada um desses conceitos e, então, aplicá-los no seu dia a dia de trabalho.


Tags e referências:

Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Talvez você também goste:

Vendas por e-mail: é possível? Conheça estratégias!

date_range 12:21 - 23/09/2021 - grade 300
person Rafael Borsari

Vendas por e-mail: é possível? Conheça estratégias!

Entenda o novo recurso do TikTok: currículo em formato de vídeo

date_range 04:41 - 20/07/2021 - grade 327
person Rafael Borsari

Entenda o novo recurso do TikTok: currículo em formato de vídeo

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

date_range 06:29 - 05/01/2021 - grade 353
person Rafael Borsari

5 técnicas para conseguir fazer seu blog aparecer na primeira posição no Google

Growth Hacking - Como crescer e vender mais

date_range 08:15 - 26/04/2021 - grade 359
person Rafael Borsari

Growth Hacking - Como crescer e vender mais

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

date_range 09:59 - 07/03/2021 - grade 363
person Rafael Borsari

É possível criar um produto em 5 dias? A Google com o Product Design Sprint prova que sim

Os 6 diferenciais que apenas um CRM pode oferecer!

date_range 08:37 - 12/04/2021 - grade 363
person Rafael Borsari

Os 6 diferenciais que apenas um CRM pode oferecer!

O que são os parâmetros UTMs e como usá-los?

date_range 04:44 - 20/07/2021 - grade 364
person Rafael Borsari

O que são os parâmetros UTMs e como usá-los?

E-commerce - Como funciona na China?

date_range 08:01 - 01/02/2021 - grade 365
person Rafael Borsari

E-commerce - Como funciona na China?

Como fazer seu e-commerce bombar em 2021?

date_range 08:29 - 18/01/2021 - grade 367
person Rafael Borsari

Como fazer seu e-commerce bombar em 2021?