Talvez você já tenha ouvido falar sobre Product Design Sprint, já que esse conceito ficou bem conhecido por ser aplicado e divulgado pelo Google, conhecido por lançar anualmente uma quantidade incrível de produtos.
O Design Sprint é trabalhado durante cinco dias e a função dele é ajudar a solucionar problemas e trazer inovação para o negócio de forma mais rápida, sem precisar comprometer uma grande quantidade de recursos, oferecendo flexibilidade de escolha e uma validação da ideia.
Ele elimina a parte de desenvolvimento do produto e se baseia fortemente na ideia de validação por um protótipo. O que faz com que você tenha um feedback dos usuários sobre determinada solução antes de arcar com discussões infinitas e investimento de seus recursos (tempo do time, por exemplo) para algo que não se sabe ao certo se será bem-aceito pelos usuários.
Antes de iniciar, importante.
Defina qual é a dor que precisa ser resolvida, qual é o desafio e qual será o time que participará desse processo. Lembre-se de que será mais rico se o time for multidisciplinar e que é necessária dedicação total durante os cinco dias de sprint. Então, é preciso ter o espaço certo e o tempo livre para isso.
As etapas para esse Design Sprint são:
#Dia 1 - Segunda-feira
Esse primeiro dia deve focar no levantamento de dados e informações. Qual é o desafio? Por que ele existe? O que o time sabe sobre isso? Qual será, de fato, o ponto a ser atacado para a solução deste problema? O que os usuários dizem sobre isso?
#Dia 2 - Terça-feira
Após levantar o problema e seus desdobramentos, é hora de focar na solução. Quais são as hipóteses e as ideias? É necessário separar as melhores ideias e fazer esboços do que pode ser a solução para esse desafio.
A esta altura, é preciso começar a chamar usuários para o teste que deverá ser feito na sexta-feira.
Cinco pessoas são suficientes para entender 85% das necessidades dos seus usuários.
#Dia 3 - Quarta-feira
Agora você estará com vários esboços que podem ser a solução do problema inicial, mas é complicado e demorado testar tudo isso. Então, agora, o grupo criticará cada um desses desenhos e extrair deles as melhores soluções.
No fim do dia, deverão estar prontos um storyboard com as sugestões vencedoras e uma base sólida para a criação do protótipo que será usado para teste com os usuários.
#Dia 4 - Quinta-feira
Chegou a hora de transformar o storyboard em protótipo. Ele precisa ser o mais fiel possível à ideia e à usabilidade final do produto. O usuário deverá ter a sensação de estar usando o produto final, então, o protótipo precisa ser navegável.
É neste dia também que deve se certificar de que está tudo certo para o teste no dia seguinte e criar o roteiro do teste para os usuários (Quais tarefas eles devem cumprir? Quais dúvidas precisam responder?).
#Dia 5 - Sexta-feira
É o dia da validação. Os usuários devem ser entrevistados e o time avaliará como as pessoas estão usando o protótipo, como elas se sentem, quais dúvidas têm e o que elas estão falando sobre a proposta.
É necessário sair deste teste sabendo quais serão os próximos passos, qual caminho será seguido.
#Conclusão
Ao fim de cinco dias, você deverá ter uma solução discutida e validada, pronta para ser desenvolvida, ajudar seus usuários e melhorar o resultado do seu negócio.
Como puderam ver, passamos rapidamente pelos conceitos e foi um overview mesmo! Existem cursos completos, muitos livros e artigos que podem ajudar você a se aprofundar mais em cada um desses conceitos e, então, aplicá-los no seu dia a dia de trabalho.