Para grandes empresas como Amazon e Overstock, o e-mail é a melhor ferramenta para ter contato direto no mundo do marketing. E você pode fazer o mesmo com a sua empresa. Já pensou nisso?
Por ser uma escolha inteligente, o uso da plataforma pode te levar a benefícios exclusivos e uma taxa de conversão de leads maior que o usual. Basta ter as ferramentas certas.
O poder do e-mail é mesmo mundial, e ele pode atingir níveis diversos em públicos mais diversos ainda…
Antes de mais nada, ou de qualquer risco envolvendo a sua empresa, precisa entender um pouco o conceito por trás de todo esse feito que, cá entre nós, foi criado para alavancar o melhor da venda on-line.
Não é só sobre enviar ofertas e fazer a própria propaganda através do e-mail, nem mesmo uma série de Spam a ser feito. O segredo está em cativar o cliente, ou seja, seu lead em potencial. É com ele que está em jogo.
Mostre disposição em ajudá-lo, independente do que for. E dessa forma, cative mais um lead e nutra para que sempre haja essa troca de confiança, certo?
Sem mais tanta enrolação, continue lendo! Vou te explicar a fundo como funciona esse processo todo, caso você ainda esteja perdido...
Entenda o e-commerce
Antes de mais nada, é importante dizer que e-mail marketing e o e-commerce são dois conceitos que andam de mãos dadas, isto porque quem trabalha no e-commerce pode sim se beneficiar dos recursos usados no e-mail marketing, assim, gerando um funil de vendas.
Podemos citar alguns bons exemplos para você unir à criatividade e converter mais clientes:
Possibilidade de enviar desconto em datas comemorativas, ou especiais, como aniversários;
Newsletter com novidades e promoções da semana;
Promoções relâmpago que ninguém gosta de perder;
Aviso de reestoque do produto no qual o cliente havia se interessado anteriormente;
Ofertar reservas de lançamentos próximos.
Já deu para ter uma ideia do que criar, certo? Agora é com você!
Falando com carrinhos abandonados...
Já pensou na possibilidade de converter aquele cliente que, seja por qualquer motivo, não finalizou a compra e saiu do site? Pois saiba que isso já é possível…
Remarketing é uma estratégia atual que vem ganhando audiência ultimamente, nos ajudando a entender o porquê da desistência da parte do cliente. Há algumas estratégias a serem seguidas, claro, e ainda assim, é uma boa alternativa para mostrar que sim, você e sua equipe se importam com o bem-estar do público!
Que tal uma mensagem pronta sendo direcionada ao e-mail do cliente?
Algo como…
“Olá! Vimos que você desistiu da sua compra. Podemos fazer algo para ajudá-lo? Nos contate.”
Não parece aconchegante? Ou melhor, convidativo? Você está esperando o que para recuperar já as vendas ainda não fechadas?
Faça pesquisa com seus clientes!
Uma vez tendo conhecimento do que seus clientes querem, as ofertas são bem direcionadas e você constrói uma base sólida entre eles e a sua empresa – o que é muito importante.
Ainda assim, também com mais estratégias, é possível coletar dados que te façam analisar com mais cuidado o que eles querem.
Chamamos de follow-up os e-mails cuja função é encorajar o cliente a avaliar a loja, contar o que achou dos produtos oferecidos, e, claro, qual nota daria para o atendimento prestado.
Atenção: essa pesquisa é sempre feita após o pedido, ou seja, após fechar um negócio com seu cliente. Se certifique de ser direto e transparente, ok?
Saiba lidar com feedbacks, comentários e críticas.
Não deixe oportunidades de ajudar seu cliente passarem! É ele quem movimenta o seu negócio...
Teste A/B (nos títulos de emails) para saber o que seus clientes preferem
Programe, teste, refaça. Tentativas e erros são importantes, portanto, o recurso do teste A/B é essencial nesse comecinho, onde você ainda está com dúvidas do que fazer primeiro…
Faça quantas versões de um e-mail precisar; seja alterando o título da chamada, as fontes, e até mesmo a landing page usada.
Esses testes devem ser aplicados em cada passo da sua estratégia de marketing.
Após um período curto de dois dias, você e sua equipe podem encaminhar para os outros contatos a versão da campanha que mais recebeu alcance e cumpriu com os requisitos a ponto de gerar mais leads.
Outro teste A/B, mas dessa vez, com a periodicidade do envio de e-mails...
Por cada empresa obter um rendimento e fornecer um serviço igualmente diferente, o período de envio desses conteúdos é relativo. Nem sempre o que funcionou com empresa x também funcionará com a sua, tenha isso em mente.
O melhor a se fazer é: testar! Saiba definir tempos e prazos para cativar mais leads, conforme o que você pode oferecer para persuadi-lo a comprar. Faça testes A/B para tudo.
Importante: Black Friday!
Por ser um dos maiores eventos comerciais no globo inteiro, sua empresa não pode mesmo ficar de fora. Aproveite que a busca por preços melhores é ainda maior e faça valer cada centavo dado aos produtos oferecidos!
Pode ser a sua oportunidade de ouro, ok?
Abaixo, algumas dicas que você e sua equipe podem aproveitar para arrasar na Black Friday:
Oferecer reserva na lista com preço promocional antes da data em si;
Um item por dia em desconto na Black Week para assinantes;
Envios de cupom exclusivo somente para clientes e assinantes;
Aviso sobre as últimas ofertas e oportunidades antes que o período acabe.
E por aí vai…
Lembrando que você pode programar essas chamadas mesmo que não seja na Black Friday, ok? Há também várias comemorações durante o ano, como o Natal, o Dia dos Namorados…
Converse com funcionários
É verdade que a automação da plataforma auxilia e muito em diversos aspectos, contudo, você pode e deve contar com uma equipe talentosa e solícita para atender as necessidades do seu público.
O tempo também deve ser considerado, uma vez que uma automação por si só já é demorada. Não deixe o planejamento estratégico ficar de lado, ok? E ah, cuide bem de seus funcionários. Mantenham o diálogo sempre. Funcionário feliz, patrão feliz.
A seguir, uma dica extremamente importante para não deixar com que seu e-mail caia na caixa de Spam, afinal, ninguém quer ver o próprio trabalho e esforço sendo jogado fora, certo? Vem com a gente.
Pense muito bem nessas duas metas a serem seguidas:
Oferecer, principalmente, um conteúdo bem feito. Em outras palavras, precisa cumprir com todas as normas de fonte, aquela jogada sensacional na chamada do e-mail, e por aí vai…
E também, construir listas de e-mail com bons segmentos, tomando como base suas pesquisas de persona e até mesmo clientes já antigos.
Seguindo esses passos, as chances de você ser ignorado são poucas.
E aí? Gostou do conteúdo? Se sente preparado para botar a mão na massa? :)