Quais são as 4 ações que todas as grandes lojas virtuais realizam e você provavelmente não e como é possível mudar isto.
Lojas virtuais já são uma realidade a algum tempo com grandes empresas sendo referências neste segmento, no entanto isso não quer dizer que pequenas lojas não podem crescer no meio se aproveitando de nichos e algumas falhas que até mesmo as grandes cometem.
A seguir vou listar as 4 ações que todas as grandes lojas tomam e que permitem elas serem o que são:
1# Planejamento é básico
Você sabe quais os canais você deve investir? Qual o valor gasto em cada uma delas? Quais as promoções serão realizadas? E o estoque dos produtos?
Caso essas informações não estejam na ponta língua isso pode ser um péssimo sinal. É muito importante que qualquer loja tenha este tipo de dados e apontamentos muito bem definidos o que facilita muito saber para qual direção seguir e como chegar lá.
Invista um pouco do seu tempo definindo estas métricas e processos, pode ter certeza que tudo ao final estará muito mais claro, em quais pontos focar e quais fraquezas remediar.
2# Sempre traga pessoas para loja
Uma loja virtual precisa ter gente acessando a todo momento mas não qualquer pessoa é óbvio, o importante são pessoas que tenham interesse nos produtos oferecidos na loja.
E para isso é importante manter campanhas perpétuas de tráfego focadas em conversão, estruturando sempre uma estratégia de retenção, onde no caso o cliente que já confiou e comprou é estimulado a comprar novamente.
Invista em campanhas de catálogos, shoppings, pesquisas e display no máximo de plataformas que se encaixarem com seu mercado e público alvo.
3# Otimize sempre e quando achar que acabou… otimize mais!
Depois que os primeiros resultados começarem a ocorrer não pare, é nesse momento que você precisa realmente se esforçar, melhorar e otimizar suas campanhas o máximo que conseguir e sempre que achar que não tem mais como melhorá-las teste novas abordagens como novos públicos e preços paras lances, por exemplo.
Aqui vale também investir um tempo otimizando e melhorando a loja em si, principalmente nas etapas de checkout e na apresentação do produto, ambos precisam estar facilitados e o mais simples possível para não gerar nenhuma resistência no visitante que tenha interesse em comprar.
4# Quantifique com indicadores
Quase tudo você consegue quantificar com indicadores tendo uma visão muito mais abrangente de tudo que está acontecendo e se desenvolvendo, e assim facilitar sua tomada de decisão.
Os indicadores mais comuns que os grandes acompanha com grande frequência costuma ser os mais óbvios possível, quanto é gasto por campanha e quanto cada campanha alcança além é claro do CAC (custo de aquisição do cliente), LTV (Lifetime value) e ROI (Retorno sobre investimento).
Tenha certeza que ao acompanhar estes cinco indicadores será possivel ter uma visão muito maior e a vantagem de se adaptar a qualquer mudança do mercado, ou em sua estratégia atual.
Conclusão
Viu como não é tão complicado? Claro que tudo depende de investir um certo tempo traçando e definindo estratégias e executando as mesmas mas no frigir dos ovos realmente não é nenhum segredo ou fórmula mágica, simplesmente o que transforma os grandes em realmente Grande é a correta execução das coisas básicas mas com maior eficiência, foco e disciplina.