Desde dos anos 2016 o Instagram tem realizado testes com novas funções para melhorar e transformar sua ferramenta em algo ainda mais presente na vida de todos os seus usuários, com este objetivo eles desenvolveram o Instagram Shopping, uma nova forma das empresas conseguirem divulgar e vender seus produtos direto na própria rede social.
No entanto apenas em 2018 que realmente ele chegou ao Brasil, disponibilizando esta funcionalidade para todos os perfis comerciais dentro da rede social, mas ainda é incrível que esta função seja tão pouco disseminada e usada por negócios que com certeza alcançaram excelentes resultados.
Como funciona o Instagram Shopping?
As publicações podem receber “marcações” com links que direcionam até produtos exibidos na publicação, levando o usuário até um site, o que permite que a pessoa já consiga encontrar o produto que ela viu e realizar a compra!
O mais interessante é a possibilidade de adicionar mais de um produto por publicação, o que permite diversas abordagens interessantes, como em caso de uma foto onde você ofereça um calçado na cor preta mas caso o usuário tenha interesse em outras cores ele consegue visualizar as opções disponíveis, clicar e já ser direcionado para o produto buscado sem enrolação.
O que preciso para usar o Instagram Shopping?
Obviamente uma conta na rede social configurada com perfil comercial para ter acesso a esta e muitas outras funcionalidades.
Já que o Instagram não processa compras é necessário também possuir uma loja virtual para qual o link de “Comprar” vai direcionar o cliente;
Obrigatório pelas diretrizes do próprio Instagram que os produtos oferecidos sejam físicos, isso é, não é recomendado vender produtos digitais intangíveis como cursos, e-books, documentos e assinaturas de serviços, por exemplo, com pena de ter sua conta bloqueada por violação.
E por fim o perfil deve estar conectado com o Gestor de Negócios do Facebook, onde todos os produtos devem ser cadastrados no catálogo, com isso criando a integração com o Instagram assim você já consegue marcar os produtos referentes às publicações.
Vantagens de usar Instagram Shopping?
Se seu negócio é focado na venda de produtos principalmente para varejo eletrônico e seu público em sua maioria está nas redes sociais ter uma vitrine online 24 horas é uma boa vantagem competitiva no momento da tomada de decisão do comprador sendo assim criando um canal a mais para realizar vendas em sua loja por exemplo..
Provavelmente seus clientes já se deparou com um produto bacana no Instagram, mas não realizou a compra por não ter conseguido achá-lo no site, com esta funcionalidade agora ele consegue comprar o item sem ficar com dúvidas evitando aquele LONGO caminho de ter que voltar no perfil da empresa, acessar o site pela bio e procurar pelo produto, isso é o tipo de coisa que pode fazer qualquer empresa perder uma venda garantida.
Com o Instagram Shopping, as etapas de compra ficam mais curtas e, com certeza, haverá um aumento significativo na taxa de conversão dos seus clientes provenientes do Instagram, afinal, para quem compra pela internet, tempo é um fator muito importante.
O que Instagram Shopping não é…
Ele não é definitivamente a solução para todos os problemas de vendas quando se fala a respeito de Instagram, claro que ele resolve bem um problema específico (diminuição das etapas de compra) mas não pode ser considerado uma solução unilateral, a famosa “bala de prata”.
Com certeza como já comentado não é um substituto para lojas virtuais, uma vez que ele não realiza nenhum controle ou gestão do pedido e muito menos processa a venda do usuário, servindo apenas como uma “vitrine” dentro da própria rede social no entanto não remove a necessidade de você ter uma estrutura mínima para operar.
Conclusão
O Instagram Shopping mesmo depois de 2 anos de seu lançamento ainda é pouco utilizado por muitas empresas brasileiras, mas as que realmente utilizam esta funcionalidade conseguem excelentes resultados em vendas uma vez que se torna mais um canal de divulgação de seus produtos e diminui as etapas que o comprador deve executar para adquirir um produto da empresa.