Um dos conceitos mais básicos que qualquer empresa ou profissional digital precisa saber é o correto uso das famosas landing page, que em tradução livre seria algo como “página de passagem”.
Seu objetivo como o nome já deixa bem explicado é servir como um destino de passagem para qualquer visitante com um foco simples de executar uma ação, que normalmente envolve coletar algumas informações do visitante como nome, e-mail e telefone em troca de alguma isca que no caso podem ser e-books, downloads ou até mesmo acesso exclusivo a um vídeo.
Landing pages bem estruturadas e desenvolvidas contam muito para o sucesso de uma campanha, sendo responsável por praticamente metade da chance de sucesso da ação como um todo.
Estes 5 passos citados abaixo podem ser utilizados também em qualquer site ou hotsite, sendo bem interessante segui-los para obter os melhores resultados em qualquer campanha ou projeto.
1 - Proposta de Valor Clara
Entenda-se como proposta de valor qual o real benefício e mudança que o produto/serviço vai causar na vida de quem optar em comprar, é sempre bom deixar isso bem claro e de preferência no topo da página, assim a primeira coisa que o visitante vai ver é a mudança/benefício ou valor que landing page se propõe a oferecer.
2 - Simplicidade é tudo
Leonardo da Vinci nunca teve tanta razão quando cunhou a seguinte frase “A Simplicidade é o último grau de sofisticação” e no caso de uma landing page isso é a mais pura verdade. É comum ver páginas com vídeos e animações que até convertem mas não chegam nem perto de um layout simples e focado. Por isso uma das dicas é pensar de maneira simples e com objetivo, no caso de paleta de cores escolha no máximo três opções e use com sabedoria.
3 - Imagens vs. Texto
Outra máxima que não deixa de ser verdade é a que uma imagem vale mais do que mil palavras, por isso use muitas imagens de contexto que demonstre o produto/serviço sendo utilizado isso aumenta consideravelmente as chances do visitante converter.
4 - Benefícios com ícones
Demonstre os benefícios e as mudanças que sua proposta de valor se compromete ao realizar caso o visitante escolha executar a ação, uma das melhores maneiras de exemplificar isso é criar uma pequena lista bem visual com descritivos de cada característica do produto/serviço e seu respectivo valor para o visitante.
5 - Provas Sociais são essenciais
Ter um mural com comentários positivos de usuários do produto/serviço colabora muito para a tomada de decisão de um cliente indeciso, por isso sempre que possível atualize com novos depoimentos que citam os benefícios relacionado a proposta de valor.
Conclusão
Ao seguir estes cincos passos em uma landing page com certeza você irá conseguir aumentar consideravelmente a retenção de possíveis clientes que tenham interesse em sua proposta de valor.