Categorias: Marketing Digital - 04/11/2019 - 07:04

As 3 Tendências do Marketing Digital para 2020

As 3 Tendências do Marketing Digital para 2020

Com o segundo semestre praticamente chegando no fim, diversas tendências começam a ser notadas e concretizadas na maneira de vender e agregar valor no meio digital.

Quando se acompanha um mercado todos os dias é inevitável esbarrar com diversas ferramentas e métodos muitas vezes já testados e por vezes inéditos, por isso tentando fazer um exercício de “previsão” e baseado em pesquisas presentes em eventos especializados, como RD Summit e relatórios da empresa Hubspot, decidi separar alguns métodos que podem ganhar muito mercado do começo do segundo semestre de 2019 o começo de 2020, segundo a minha opinião.

Muitas dessas tendências e “febres” citadas, começaram esse ano ou já estão sendo amplamente utilizadas por poucas empresas do mercado mas com o tempo se consolidaram e se tornaram realidade no mercado.

Automação para Marketing Digital

1 - Automação mais do que nunca

Ter um processo automático não é algo inédito e nem mesmo deveria ser uma novidade (se você ainda não automatizou de alguma maneira processos repetitivos na sua empresa ou vida pessoal, talvez você esteja fazendo algo errado!) e por não ser nenhuma novidade que é possível notar que cada vez mais as ferramentas e processos estão se tornando mais autônomo, realizando tarefas repetitivas com eficiência altíssima e pouca ou quase nenhuma margem de erro.

Isso não só no mundo do marketing digital mas também em outras frentes, como no mercado financeiro onde se têm robôs realizando os melhores lances em ações, sistemas integrados monitorando a saúde de pacientes e até na agricultura onde as colheitadeiras já costumam trabalhar de maneira automática durante a colheita.

Isso tudo economiza muito tempo que pode e deve ser gasto definindo estratégias de vendas melhores e mais assertivas, uma vez que o seu tempo não é consumido realizando um trabalho mais “braçal” que muitas vezes consome muito tempo.

Uma das aplicações mais comuns são os famosos chatbots, que ajudam muito no atendimento ao cliente, tirando dúvidas e preparando ele para um vendedor especialista finalizar o atendimento, e-mails disparados diariamente de maneira automatizada por alguma ferramenta, agendamento de postagens em redes sociais enfim existem diversas otimizações do seu tempo e de sua equipe, não aproveitá-las é deixar de ganhar performance e eficiência.

Redes Socias

2 - Redes Sociais já não são novidade

Facebook, Instagram e Youtube já cairam nas graças do povo há muito tempo e se tornaram grandes armas quando se trata de vender e ganhar espaço digital, mas eles mudaram muito e vão continuar mudando.

Por exemplo, o Instagram ultrapassou o Facebook no lucro em publicidade, isso quer dizer que muitas empresas estão investindo na compra de mídia paga, criando a tendência que cada vez mais ela adquira um preço elevado, atualmente traz muitos resultados, mas pode ser que ano 2020 já comece a ficar “meio caro” investir nela.

Com a popularização do Instagram Shopping aqui no Brasil, é um movimento natural ver as grandes e médias empresas que trabalham diretamente com o modelo de e-commerce entrem com tudo querendo brigar por uma fatia dessa publicidade social, aumentando ainda mais o valor da mídia paga e diminuindo o engajamento orgânico gratuito.

Graças a esses fatores as empresas têm diminuindo muito o investimento do Facebook e realocando para o Instagram, o que vai diminuir o valor de mídia paga no Facebook criando assim uma  oportunidade para algumas empresas que estejam dispostas a investir nele novamente.

Seguindo um caminho parecido está o Youtube que conforme cresce tende a encarecer a mídia paga e diminuir a entrega orgânica dos conteúdos gerados pelos influenciadores que trabalham exclusivamente na plataforma, sendo possível observar que em 2020 esse cenário tende agravar cada vez mais.

Agora uma rede social que está começando a crescer e despertando o interesse de muitos é o Linkedin, que a princípio começou como rede social voltada para o trabalho, agora já possui uma parcela gigante de engajamento quando se trata de fazer negócios entre empresas e com pouca expressão o custo em mídia social se torna baixíssimo.

Enfim a tendência maior é que o cenário das redes sociais vai mudar muito no que se refere ao valor investido em mídia paga, entrega orgânica e por fim novas redes podem ganhar grandes proporções criando novas oportunidades de investimento e compra de mídia.

Podcast e Youtube tendencias marketing digital

3 - Vídeos e áudio se tornaram essenciais

As pessoas atualmente estão muito ocupadas e sempre correndo, com menos tempo para quase tudo e por esse motivo o consumo de mídia em video e audio tem mostrado grande aumento nas últimas pesquisas, pois é mais fácil ver um vídeo ou ouvir um podcast quando se quer entender ou aprender a fazer alguma coisa.

Por esse motivo o Youtube atualmente se mantém como líder das redes sociais onde as pessoas mais ficam online e aplicativos como Spotify que antes apenas distribuía apenas músicas a partir do momento que decidiu trazer podcasts para sua biblioteca conseguiram praticamente dobrar o seu número de usuários, isso mostra que esse tipo de mídia veio para ficar.

Isso não quer dizer que empresas que por algum motivo não investem neste tipo de mídia vão ficar para trás, uma vez que o Google ainda precisa analisar e ranquear o que é escrito, sendo muito custoso para ele ranquear corretamente audio e video da mesma maneira que textos.

De qualquer forma é uma tendência que você precisa observar com carinho, pois pode e vai agregar muito quando se tornar essencial para qualquer empresa em sua estratégia.

4 - Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

A famosa machine learning e inteligência artificial já são realidade e se você não está usando isso, está ficando para trás de quem usa com certeza.

Para quem não sabe machine learning ou aprendizado de máquina é basicamente “programar” um computador / robô para aprender com os seus erros e acertos, dessa maneira se tornando cada vez mais eficiente em sua tarefa, esse processo fortalece e serve como uma espécie de base para a melhorias de uma inteligência artificial.

Grandes empresas como a IBM e Google já estão utilizando em seus serviços todas essas técnicas e conhecimentos para vender e engajar mais sem nem ao menos você saber disso!

Com isso se tornando mais aberto e de maior acesso, grandes ferramentas começaram a surgir utilizando todo o potencial envolvido, como os famosos chatbots que por meio de poucas instruções aliados aos conhecimentos e informações captadas pelas inteligências artificiais consegue “simular” um atendimento ao cliente com a mesma eficiência que um ser humano, fazendo com que você e sua equipe comercial economize tempo focando no que realmente interessa. 

Outra ferramenta que se utiliza muito dessas tecnologias é o Google Adwords que basicamente vai “treinar” um robô toda vez que você realiza um investimento em mídia paga, onde ele aprende a determinar quais os melhores lances em termos que trazem mais negócios com menor custo possível, isso tudo é claro se programado da maneira correta.

Enfim existem muitas mais aplicações que estão aí sendo usadas por grandes empresas com margens gigantescas de sucesso e otimizando cada vez mais o tempo útil das equipes, e muitas destas ferramentas podem e devem ser implementadas no seu negócios de uma maneira ou outra.

Conclusão

Claro que existem muito mais “tendências” mas estas na minha opinião vão se tornar em pouco tempo mais do que essenciais para qualquer estratégia que queira se diferenciar no meio de muitas, por esse motivo é sempre bom se manter atualizado e sempre aprendendo para que com antecipação você consiga chegar primeiro lá.

Lembre-se quem chega primeiro na fonte, vai beber água limpa.


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