Hoje todas as empresas sempre buscam inovar se adaptando as tendências do mercado, mas existem nichos que nem sempre são possíveis para criar soluções inovadoras.
Muitas vezes a empresa possui em seu catálogo de produtos mais de cinco opções mas os clientes nem ao menos conhecem dois, o que mostra que o negócio está perdendo um grande potencial de venda e para situações assim uma estratégia de lançamento se faz interessante.
O que é um lançamento?
A estratégia de lançamento consiste basicamente em três etapas simples onde a empresa consegue gerar uma grande quantidade de expectativas por parte dos seus prospectos interessados (sendo clientes ou não), que ao realizar o lançamento propriamente dito do produto consiga gerar um resultado satisfatorio em valor e lucro.
Em que situação posso usar o lançamento?
Esta estratégia é recomendada em duas situações: o real lançamento de um novo produto, que será adicionado ao portfólio vidente ou em situações onde o negócio já possua um produto de menor adesão da base de clientes e gostaria de aumentar esta aceitação, por este motivo vale criar uma campanha de lançamento.
Para que é recomendado?
O processo de lançamento pode ser utilizado tanto em pequenos comércios como uma oferta de lançamento para produtos parados, negócios que prestam serviços podem usar um lançamento como uma novidade para os já clientes para adesão deste novo serviço e o mais comuns são influenciadores que realizam esta estratégia para oferecer infoprodutos como e-books e cursos.
Como preparar uma estratégia de lançamento?
Cada lançamento é um lançamento, mas existe um padrão que pode ser observado em todas estas etapas, que estão sempre presentes em todas as campanhas que tenham este objetivo.
Basicamente são três etapas Preparação, Pré lançamento e o lançamento.
Durante a fase de preparação consiste em sentar e definir qual o objetivo da estratégia que nem sempre é realmente vender, muitas vezes é mostrar aos clientes que existe um determinado produto que pode ser um substituto para outro fazendo com que o cliente descubra esta nova solução e opte na contratação dele. Aqui você deve desenvolver o fluxo de venda do produto quais os passos que o prospecto deve seguir até realizar a compra durante o lançamento.
Com estes passos definidos é necessario testar todo o processo e configurar as ferramentas que vão ser utilizadas neste lançamento como o próprio site e plataformas como Instagram ads, Facebook Ads, Google Adwords, enfim neste processo é importante a contratação de um profissional ou até mesmo uma equipe especializada e com experiência para auxiliar nesta definição do modelo.
Depois que o objetivo, fluxo de vendas e todas as ferramentas configuradas é muito recomendado o teste de todo o processo e realização dos reparos necessários para que quando chegar o momento certo não falhar com o prospecto.
O pré lançamento normalmente costuma durar de 20 até 5 dias antes do grande lançamento, neste período é importante gerar uma grande quantidade de expectativa em todos os prospectos gerados.
Para gerar esta expectativa é importante divulgar em qualquer canal que possa ser interessante para sua audiência, se o seu potencial cliente encontra-se nas redes sociais como Instagram / Facebook anúncios pagos são mais do que recomendado já investir no Google Ads pode não parecer interessante, vale a pena mais uma vez contratar um consultor especializado ou equipe para isso que vão poder definir as melhores ferramentas para resolver este problema.
E assim chegou a semana do grande lançamento onde toda aquela expectativa gerada durante os 20 e tantos dias deve ser direcionada para a conversão gerando uma quantidade absurda de tráfego de visitantes na etapa de venda.
É importante que durante o lançamento benefícios sejam oferecidos a qualquer um que realizar compra durante o período seja um desconto ou um adicional ao produto, ajudando muito na tomada de decisão do prospecto.
Além é claro que o lançamento precisa ter data de término onde todas as ofertas apresentadas tem prazo de validade gerando um nível maior de urgência no prospecto.
Como medir o sucesso de um lançamento?
Com certeza uma das métricas mais comuns são as vendas que são realizadas durante o lançamento mas nem sempre essa é a melhor métrica para definir uma campanha de lançamento de sucesso.
É importante dizer que uma campanha apenas tem um resultado positivo quando o valor investido é pago pelo o que foi vendido.
E por que eu deveria fazer um lançamento?
Um lançamento é importante por muitos motivos muito além de vender, muitas vezes seu maior objetivo é levar até o possível cliente a informação que tal produto está em oferta.