A campanha de ativação é uma técnica usada para transformar clientes antigos que já não compram mais em uma nova fonte de receita para empresa reativando a sua relação com ele.
Você sabia que aquele cadastro velho de clientes que pararam de comprar pode ser uma mina de ouro se for trabalhado de forma correta, para isso é que a campanha de ativação serve para trazer de volta aquele cliente que já não compra há muito tempo de sua empresa ou mesmo despertar o interesse daquele lead que apenas fez um orçamento e não avançou no processo de venda.
O que é uma campanha de ativação?
Como o próprio o nome diz o objetivo desta campanha é ativar alguma coisa, no caso reativar um cliente ou mesmo um lead que realizou um orçamento com a empresa mas por algum motivo não foi possível realizar a venda.
De qualquer forma é importante entender que seu maior objetivo é “aquecer” uma lista de clientes e interessados, fazendo com que esta lista seja preparada para se transformar em um cliente.
Como ela funciona?
O seu funcionamento costuma variar muito mas o mais comum é que seja realizado por meio de campanhas de e-mail marketing ou por meio de listas em aplicativos de comunicação (WhatsApp, Telegram). Claro que a campanha pode funcionar em outras plataformas não se limitando a estas ferramentas.
Um passo importante e inicial é levantar estes dados seja em seu CRM ou mesmo uma lista direto do Outlook, é crucial que antes da campanha ser iniciada a equipe já tenha acesso a esta lista e com ela consiga categorizar os leads em três grupos: comprou uma vez e não compra mais, nunca comprou e comprava mas parou de comprar.
Com isso fica mais claro para todos qual a mensagem que a campanha deve levar, já que cada um está categorizado em um tipo de grupo fica muito mais simples definir qual mensagem e abordagem da campanha deixando muito bem direcionado.
Agora chega o momento de desenvolver as campanhas e executar cada uma para o grupo respectivo, e por fim metrificar o resultado de cada uma, assim é possível entender qual a resposta de cada grupo e como ele reage a isso.
Para quem é recomendada?
É recomendado para qualquer empresa mas é extremamente recomendável para negócios que já tenham algum tempo de mercado, uma vez que eles possuem um histórico de clientes atendidos para gerar uma lista válida e que possa ser trabalhada.
Conclusão
Como muitos outros tipos de campanhas, a de ativação tem um propósito bem específico e não deve ser usada para qualquer outro objetivo que não seja este. Por isso é importante entender o que é esperado da campanha e seus resultados.