Realmente o que era apenas uma ameaça local em menos de um mês se tornou uma pandemia global pegando literalmente muitas empresas de “surpresa” e assim todo mundo tomou ciência do que é o coronavírus e assim iniciou o pânico.
Pensando nisso criei uma lista com pontos importantes que podem ajudar as pequenas empresas e negócios a se manterem funcionando e passando com esta crise sem fechar as portas, e ainda por cima conseguir se fortalecer e resistir a futuras crises.
Tenha calma e organize sua estratégia
Antes de qualquer coisa é importante sentar e se acalmar, o cenário externo de pandemia com o coronavírus está mudando e infelizmente você não tem controle sobre ele, você pode apenas controlar o seu interno então faça isso.
Quando se acalmar, comece a adaptar sua estratégia para os piores cenários onde sua receita despenca para praticamente a zero, contratos são cancelados, o movimento no caso de um comércio local de porta aberta chega ao mínimo entre outros casos.
Com todas estas situações devidamente pensadas agora você precisa traçar um plano de resposta para diversos casos, seja diminuindo seu custo/despesa e até mesmo fechando temporariamente uma de suas unidades.
Aqui é importante entender que em caso de medidas drásticas como demitir colaboradores que são chave na operação no processo devem ser executadas com cuidado, pois sabemos que é apenas um período, por isso não comprometa a operação inteira para uma futura retomada.
Por isso tenha calma e realize o planejamento necessário.
“Cash is King” ou Dinheiro é Rei
"O dinheiro é rei" é uma expressão usada algumas vezes na análise de negócios ou carteiras de investimentos e se refere à importância do fluxo de caixa na saúde fiscal geral de uma empresa.
Por isso em um momento de pandemia seja de coronavírus ou qualquer outra situação de crise é importante ter liquidez disponível para sustentar a empresa durante pelo menos esta fase. por isso caso tenha alguma maneira de gerar tal caixa este é o momento para fazê-lo.
Pois neste momento que as empresas que tinham fluxo de caixa positivo e uma margem ideal sobrando vão passar por esta crise com muito mais tranquilidade sem ser afetado pela crise.
Agora as empresas que não tinham um fluxo de caixa positivo, batendo o famoso zero a zero a todo mês, um alerta precisa ser ligado. O ideal é buscar uma forma de aumentar o quanto antes esta liquidez mas sem comprometer a operação.
Lembre-se que isto é apenas uma fase e por mais que pareça que não vai passar ou isso vai acabar com o mundo, não vai é apenas uma fase e o importante é passar por este momento.
Aproveite a oportunidade
Agora depois de se acalmar e definir planos de contingência para caso a situação se torne algo pior, é o momento de definir uma maneira diferente de realizar receita para seu negócio.
Uma coisa que você precisa entender é que por mais que o movimento tenha diminuído muito ele não parou, ele simplesmente foi direcionado para outros canais pois as pessoas ainda têm necessidades e desejos, apenas precisa que você se apresente para elas em suas casas.
Então enquanto muitas empresas principalmente os concorrentes estão com medo e se retraindo isso abre uma porta sua empresa diversificar neste momento, criando novos canais de entrega do produto como é o caso do delivery que está crescendo muito sem falar em canais digitais como lojas virtuais.
Aqui vale a criatividade quase todos os segmentos podem oferecer algum benefício remoto e conseguir entregar um produto agora ou a longo prazo, após a pandemia do coronavírus como é o caso de empresas de turismo que estão oferecendo pacotes de viagem para depois de 2 meses com um considerável desconto o que já mantém um fluxo de caixa para ajudar a receber o impacto dos cancelamentos.
Por isso vale a pena desenvolver ou até mesmo investir mais recursos em um canal de vendas que seja ideal para o momento.
Conclusão: Tudo vai passar.
E por fim tenha calma, a história da humanidade já passou por diversas epidemias, crises e surtos, e no final isso vai passar e por isso tenha calma, por mais que pareça o “fim do mundo” não, não é.
Além disso especialistas em economia já mencionaram o famoso efeito chicote, que basicamente é um aumento de demanda após época de quarentena já que as pessoas estão dentro de suas casas sem consumir produtos, isso cria um deseja latente que apenas vai se intensificar.
Por isso o ideal é manter a calma pois isso vai passar.