Um dos termos mais comuns em marketing digital é lead, que em resumo é uma pessoa que demostrou interesse em um produto ou serviço mas como classifica-lo da maneira correta?
Mais afinal o que é Lead?
Lead nada mais é do que um termo usado no marketing para descrever o início do interesse de uma pessoa sobre um produto ou serviço oferecido por uma determinada empresa.
Esse processo se dá através de uma consulta realizada na internet por uma pessoa que precisa de um produto ou serviço muito específico. Por exemplo, a pessoa acessa a internet a fim de buscar um profissional especializado em pinturas externas e acha algumas páginas de empresas ou prestadores de serviço e após acessar uma dessas páginas e preencher um formulário de orçamento com os dados de contato, essa pessoa se torna automaticamente um lead ou cliente em potencial.
Esse movimento da pessoa em direção a empresa significa, que o diferencial dessa empresa conseguiu prender a atenção do cliente e fazer com que ele manifeste o interesse em seu produto ou serviço e a partir desse movimento, a empresa pode construir uma relação de confiança através de um bom
atendimento.
Após entendermos isso, fica fácil diferenciar contato, lead e visitante
O Visitante é aquela pessoa que já teve algum contato com a sua empresa, produto ou serviço, mais que por algum motivo não compartilhou os dados com a empresa.
Sendo assim, é necessário inseri-lo no CTA (call to action ou chamada para a ação) a fim de instigá-lo a interagir com a marca para aí sim, torna-lo um cliente em potencial.
O Contato nada mais é do que aquela pessoa que acessa a página da empresa e deixa apenas o e-mail cadastrado, essa pessoa ainda não é um lead mas está muito mais próximo de ser do que se imagina.
Essa pessoa ao deixar o contato manifesta o seu interesse em consumir os produtos ou serviços da sua empresa, e convertê-lo é um pouco mais fácil do que parece.Já o lead, demonstra o interesse real no seu produto ou serviço conforme aqui já citado.
Nós ainda não sabemos de fato se existe alguma fórmula mágica, ferramenta ou algoritmo que nos ensine a classificar um lead ou que garanta que esse lead possa virar um cliente real, porém analisar os números podem nos nortear.
Leads que tem um elevado nível de engajamento, tem maior probabilidade de virar um cliente. O Lead bem classificado, que busca um produto ou serviço prestado por sua empresa permite que você fale diretamente para a sua dor ou necessidade.
Quando chegamos nessa etapa é preciso que a ação tomada para o seu produto ou serviço esteja muito clara, para convencer esse lead que você tem para ele a melhor solução.
Algo muito importante e que deve ser levado muito a sério é a compra de listas e de e-mails. Eu me arrisco em dar a certeza que essas pessoas não autorizaram tal ação em seus e-mails e a chance de receber um bounce rate (taxa de rejeição) por parte desse “lead” é enorme.
Sem contar o fato de que você pode gastar tempo, dinheiro e energia com uma lista que talvez não traga nenhum cliente em potencial.
Conclusão
Não existe uma forma padrão de decidir qual lead é qualificado,cada empresa tem sua definição e para isso precisa organizar as suas ações com o time de marketing e vendas da empresa, afinal. eles são a peça fundamental para conseguir o sucesso na qualificação do lead, feito isso desenvolvam em conjunto o SLA (Service Level Agreement) ou o Acordo de Nível de Serviço, estabeleçam metas claras a fim de que foquem todos no mesmo objetivo e
alcancem mais clientes através de um lead ideal para a sua empresa.