Toda empresa possui aqueles clientes que são mais rentáveis. É fácil identificá-los ao fazer um levantamento de todos os negócios feitos pela organização em um determinado período. Digamos, por exemplo, que você tenha analisado os últimos dois anos. O público que você irá procurar é aquele que apresenta boa lucratividade média.
Nota-se também que o esforço necessário para conquistar esta audiência tende a ser menor. É nesta equação que descobrimos quem são as pessoas que dão mais lucro para o empreendimento. Eles costumam representar até 30% da sua carteira de clientes atual. Identificados estes alvos, é hora de procurar quais características em comum eles sustentam.
Além de dados demográficos, como idade, gênero, localização e renda, trace um perfil comportamental. Será munido destes dados que você criará um plano de marketing e comunicação voltado para o público em questão. Afinal, se você conhece os hábitos de compra dos seus melhores clientes, pode oferecer iscas para atraí-los reiteradamente.
Inclusive a forma como a sua empresa se coloca no mercado pode ser influenciada por esta audiência. Se o público ideal estiver refletido na comunicação e formato dos conteúdos, o sucesso das suas conversões serão maiores.