Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Google, suas funções e o que ele faz. Mas você conhece o Google Adwords? Este serviço do Google pode trazer clientes para o seu site de maneira rápida e sem enrolação.
Hoje estar na primeira posição quando alguém busca por um produto, pode determinar se uma empresa terá uma grande quantidade de clientes entrando em contato ou não.
E desde que a Google se transformou um dos maiores buscadores existentes atualmente e conseguiu alcançar a primeira posição como a maior empresa de mídia do mundo, qualquer empresa que tenha como objetivo gerar novos negócios e clientes PRECISA estar presente lá.
E não existe melhor maneira do que por meio do Google Adwords, que oferece um resultado a curto prazo surpreendente além é claro de melhor precisão com relação aos valores investidos.
O que é Google Adwords?
O Adwords é a plataforma do Google de compra de espaço em buscas, em outras palavras sua empresa consegue por meio de um valor “comprar” um certo espaço / visualização quando um cliente potencial realiza uma busca.
Por exemplo, supondo que a sua empresa venda notebooks no momento em que uma pessoa interessada acesse o Google e realize uma busca, com o Adwords você pode aparecer como um primeiro resultado e provavelmente ela será encaminhada para seu site, transformando-se em um potencial comprador do produto.
Como ele funciona?
Buscando uma maneira de sempre manter um certo equilíbrio entre todas as empresas que realizam investimento, o Google decidiu definir um modelo de leilão para cada busca realizada onde quem der o maior lance irá aparecer primeiro.
Existem atualmente três modalidades que podem ser adotadas em cada caso que são: CPC, CPM e CPA, onde cada uma é recomendada para um tipo de estratégia, objetivo e a maneira como o seus créditos investidos devem ser debitados
Em outras palavras, no caso do CPC (Custo por Clique) o pagamento será realizado por meio de cada visita em seu anúncio, supondo o seguinte exemplo:
“Você tenha interesse no termo “notebook” um robô que usa inteligência artificial irá fazer um lance de 1 real no termo para que sua empresa apareça em primeiro lugar, caso o interessado que está buscando este termo clicar em seu anúncio um débito será realizado de 1 real.”
Já quando se trata do CPA (Custo por Aquisição) o modelo é um pouco diferente onde ao invés de pagar por clique no anúncio, o débito é realizado caso o visitante clique e realize algum processo de conversão (preencher um formulário ou entrar em contato com a empresa), onde o valor não é mais definido pelo lance e sim pelos valores acumulados para conseguir esse contato.
E por fim o CPM (Custo por MIl Visualizações) que apesar de ser um dos menos utilizados, ele pode ser o mais recomendado em alguns casos já que o pagamento por ele é feito quando o anúncio é visualizado mais de mil vezes. então neste caso o anúncio seja exibido na busca mais de três mil vezes você pagaria o custo de CPM por três vezes, independente se foi clicado ou não.
E qual é interessante usar?
CPC é mais utilizado em quase 60% dos casos, já que com ele você consegue controlar melhor os valores com lances bem específicos, é melhor mais definir um custo máximo e mínimo por termos pesquisados.
CPA apesar de ser útil apenas é liberado depois que a campanha já tenha obtido alguns resultados, é muito recomendado em casos onde o valor investido por lead (interessado no produto) seja alto, desta forma apesar de pagar valores altos a chance de converter este interessado em um cliente é alta.
CPM é um dos menos usados, mas graças a sua mecânica de pagar por visualização é possível realizar grandes lançamentos onde o objetivo é simplesmente exibir uma informação para o máximo de número de pessoas possíveis e com a estratégia correta pode se tornar uma grande arma de divulgação em massa.
O que posso fazer com ele?
Com o Google Adwords é possível conseguir duas coisas muito complicadas no Marketing que é transparência e precisão.
Transparência: Pois você irá entender que se investir 1.000 reais por mês esse valor será utilizado e os retornos contabilizados em diversos relatórios, com isso é possível criar métricas sobre o mercado, do público alvo e localização do produto perante o mercado.
Precisão: Que vem da capacidade de você conseguir ser preciso em um determinado público, por exemplo caso queira ofertar seus produtos apenas homens, a 40 km de sua loja e que tenham interesse em peças de carro você consegue!
Este tipo de precisão não é visto em muitas outras estratégias como panfletagem, carro de som e até mesmo campanhas de e-mail marketing.
Para quem é recomendado?
É recomendado para todas as empresas desde grandes grupos empresariais até pequenas lojas que atendem apenas o bairro, desde varejo, atacado e até prestação de serviços, basta apenas entender como a ferramenta funciona e acompanhar seus resultados diariamente para sempre ir adaptando a melhor estratégia.
Conclusão
Por fim como já dito Google Adwords como qualquer outra ferramenta tem seus pontos positivos e negativos, no entanto pela sua capacidade de trazer uma grande quantidade de visitantes para um site e aumentar a quantidade de oportunidade de vendas por si só já se transforma em um grande diferencial quase essencial para ter resultados.