Um cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com você, se ele digitar o nome de sua empresa no Google, mas e quando o cliente não sabe seu nome?
O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 com nome em inglês de Google My Business, era uma das ferramentas da busca do Google que ajudava os usuários a encontrar baseado em sua localização serviços e produtos que estivessem procurando, tendo informações mais completas do local.
De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”, quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante já que reflete confiança em que pesquisa.
Caso um empresa tenha como seu foco a clientela local, o Google Meu Negócio é a ferramenta ideal nestes casos, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, um restaurante – e procura um lugar para almoçar. Se ele digitar “restaurante” no Google, a chance de sua empresa ser listada em primeiro lugar aumenta muito!
Diversos empreendimentos deste tipo já tiveram resultados concretos investindo no digital utilizando estratégias de Local Search (busca local) onde são utilizadas técnicas de marketing digital alinhadas com a busca pela localização.
Contudo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante ampla e pode beneficiar até mesmo empresas que não agem localmente. E é sobre como utilizar o Meu Negócio para aumentar a exposição de sua empresa no Google.
Destacar sua empresa no Google
Imagine um potencial cliente procurando por sua empresa no Google, certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados.
Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela, além é claro de ganhar um destaque ao lado direito com suas fotos e dados, literalmente um perfil bem desenhado de sua empresa.
Interação com os clientes
Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.
De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.
Se tornando essencial para qualquer estratégia que vise receber retorno a médio a longo prazo em sua região.
Ampliar sua presença
Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como os clientes pesquisam sua empresa e de onde eles são, também é possível saber o número de pessoas que ligaram para a empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps, tudo isso pode ser visualizado em um relatório entregue mensalmente por e-mail.
Conclusão
Caso o público-alvo de sua empresa esteja localizado nas regiões próximas de sua empresa (restaurante, loja, serviços especializados) ter uma conta autenticada no Google Meu Negócios é o primeiro passo para se beneficiar de todas as vantagens citadas acima.