Uma identidade visual é um conjunto de materiais e conceitos visuais que tem como objetivo transmitir um valor concreto ao público e ao mercado.
Todas as grandes marcas possuem um conjunto de características bem construídas com o passar do tempo, desenvolvendo uma relação entre os valores representados pela marca e transmitidos para o público, que ao observar o menor dos elementos já consegue captar e trazer os valores definidos.
Ter uma identidade visual bem definida é muito importante em qualquer estratégia de marketing de valor no médio a longo prazo, criando uma fundação sólida para a comunicação com o cliente, por que afinal de contas qualquer uma imagem vale mais do que mil palavras.
O que é identidade visual?
Como já dito acima a identidade visual é um coletivo de elementos visuais e conceituais que visam transmitir um valor para quem observa, um exemplo muito famoso é a cor, tipo de fonte e até os mascotes da Coca-Cola, que remetem sempre a bebida que é o produto carro-chefe da empresa.
Mas observe que toda a identidade visual construída no caso da Coca-Cola não só remete a seu produto, mas sim valores como família, fome e vontade de saciar um desejo, e isso foi construído com anos e anos de investimento em marketing e propaganda.
E com o tempo estes valores “batidos” com frequência acabam ganhando um espaço na mente do consumidor, que por natureza começa a associar a identidade visual com aquele valor definido pela estratégia.
Quais os elementos da identidade visual?
Existem diversos elementos que constroem toda a identidade visual em sua maioria abrangem a logomarca, fonte e paleta de cores.
A logomarca representa visualmente tudo que a empresa representa como cores, fontes e tudo mais, esta construção forma a primeira linha para gerar os valores da estratégia de marketing.
Um segundo elemento é a tipografia onde o traço da escrita e a maneira de escrever, como comunicar os valores de maneira indireta os valores da marca.
E o terceiro elemento, no entanto não menos importante é a paleta de cores, onde a cor dominante comunica no subconsciente do cérebro do consumidor e desperta as emoções ideais da marca.
Como ela pode ajudar?
Os valores de uma identidade visual ajudam muito a criar um norte para empresa de como a se comunicar com seu potencial consumidor, a desenvolver materiais de divulgação ou qualquer outras ação que seja necessária.
Como dito antes a identidade visual é uma estratégia usada para a construção de uma marca no médio e longo prazo, logo não espere que resultados apareçam no primeiro momento e desta maneira é importante iniciar o processo de imediato.
Conclusão
Por fim a identidade visual é um elemento importante em qualquer estratégia, pois como dito ele vai determinar as bases e fundações para o desenvolvimento de todo o material visual e de divulgação, seja no ambiente digital ou não digital.
O meu conselho é que qualquer empresa tenha no mínimo um manual de marca mesmo que simples para ajudar no desenvolvimento de toda a estratégia e alinhar os valores referentes a ela e assim facilitar muito na execução da estratégia.