Hoje mais do que nunca estar conectado na internet é algo essencial. Não é mais uma opção e sim uma realidade! Se formos comparar os números do ano 2000 até 2018 o crescimento da quantidade de pessoas conectadas passou dos incríveis 1418 por cento !
O que criou novos mercados com grande quantidade de consumidores, que vem mudando sua mentalidade com o tempo. Desta forma muitas empresas iniciaram o movimento natural para atender essa nova demanda e para isso é necessário ter uma presença digital, conseguindo desempenhar um papel comercial válido.
E nesse momento vem à tona a grande pergunta: “Meu negócio deveria ter um site?“
Essa decisão no final é sua, mas com o objetivo de ajudar e até iluminar seus passos, separamos alguns bons motivos para se ter um site:
Meio de Vendas
Ter um site é essencial se você pretende vender algo pela internet, claro que existe outros meios, mas NENHUM, sim nenhum consegue ser tão personalizado quanto você ter seu próprio site na internet pronto para receber seu possível cliente, inclusive a tendência mais observada é que em alguns casos, a grande maioria do público de um determinado segmento nem sequer busca soluções físicas.
Vendedor 24 horas por dia
Por mais que sua equipe comercial trabalhe mais de 10 horas por dia em busca de clientes, nenhum ser humano consegue trabalhar com total performance e eficiência em 24 horas por dia/ 7 dias por semana, no entanto para resolver este problema foi criado as famosas lojas virtuais.
Onde o cliente compra determinado produto a qualquer hora do dia, ampliando MUITO a presença de seu negócio.
Excelente Tirador de Dúvidas
Você percebe que seu cliente sempre chega em você ou em seu comercial com a mesma dúvida?
Com um site você consegue otimizar seu tempo, levando até seus prospectos as informações por meio da comunicação do site. Para isso você usa infográficos digitais, e-books e até os famosos FAQ (Perguntas e Respostas Frequentes), desta forma o cliente consegue retirar boa parte das dúvidas antes mesmo de entrar em contato com você.
Seja Confiável
Confiança é a base de qualquer venda, afinal uma pessoa que passa uma quantidade x de dinheira para outra, quer ter certeza que essa pessoa irá honrar o acordo e entregará o que foi solicitado. Neste ponto o site realmente cria um vínculo de confiança com o prospecto. Já que ter um site por si só já passa a impressão que empresa realmente existe criando uma imagem de confiança.
Meio para um fim
Por fim o site é passagem quase que obrigatória de qualquer campanha digital realizada, ele precisa ser destinado aos prospectos gerados seja em redes sociais, e-mail marketing ou anúncios pagos. Todo tráfego de visitantes deve ser enviado para o site com o objetivo de realizar uma ação, seja esta comprar, se cadastrar ou até mesmo compartilhar alguma coisa dentro do site.
Seus ovos em sua cesta
Muitos negócios giram em torno de plataforma de terceiros, como: Mercado Livre, Facebook, Youtube e Instagram realizando muitas vendas por eles, mas estar presente apenas nestes serviços é uma faca de dois gumes já que se houver mudança nela seu negócio pode ser afetado de maneira terrível, em casos por exemplo, onde houve instabilidade nos servidores da Facebook e do Instagram. Seu negócio teria perdido durante um tempo a ligação com seu público comprador acarretando em um grande prejuízo.
Eu entendi que preciso ter um site, mas qual o site recomendado para o meu negócio?
Pensando nisso resolvemos separar uma lista com os tipos de sites mais comuns no mercado digital, com um breve descritivo de seu comportamento e objetivo:
SITE INSTITUCIONAL
O site institucional como o próprio nome já diz, é referente a instituição (no caso o seu negócio), nele normalmente está presente uma carga de informações sobre a empresa, como história, valores, áreas de atuação e contatos.
Recomendado para negócios novos que ainda não posuam grande presença digital, mas que gostaria de divulgar seus produtos/serviços.
SITE ONE PAGE (Página Única)
One page é uma variação menor do site institucional, mas com um objetivo específico, ao invés de levar o visitante por páginas diferentes todo o conteúdo é apresentado em uma única página principal, fazendo com que o fluxo de visitante seja simples.
Recomendado para negócios que possuam uma ou duas opções de produtos/serviços desta forma o foco fica claro, sem precisar de grandes desenvolvimentos.
HOTSITE e LANDING PAGE
Esses dois são variações do site one page, mas neste caso o foco é ainda mais específico:
Hotsite é uma página única focada na venda de um único produto/serviço com uma grande quantidade de informações, normalmente são muito usados em lançamentos e por campanhas com um público alvo bem definido.
Landing page como o próprio nome diz, é uma página de passagem para o visitante, normalmente são bem simples e focadas na conclusão de uma ação, seja essa preencher um campo com o e-mail para receber algum benefício ou mesmo entrar em uma lista para receber novidades sobre um lançamento, por exemplo.
SITES DINÂMICOS
Quando o negócio cresce e mais conteúdo é criado os sites dinâmicos entram em ação, nele é possível por meio de uma plataforma de gestão de conteúdo (CMS) cadastrar e alterar fotos, vídeos e até páginas inteiras.
Extremamente recomendado para negócios com maior quantidade de conteúdo e que tenha como objetivo expandir sua presença digital.
LOJA VIRTUAL
Esta é uma variação do site dinâmico onde normalmente é estruturada para facilitar que o visitante encontre o produto procurado e realize uma compra em ambiente digital, mesmo por meio de serviços de pagamentos (ex.: Pagseguro, Mercado Pago). Existe uma plataforma muito mais complexa e elaborada que realiza a gestão dos itens cadastrados e as compras realizadas.
A recomendação aqui é: se seu negócio trabalha com produtos que o próprio cliente consegue comprar sem precisar de uma atenção especial por parte do comercial, no caso uma negociação a loja virtual: ele é ideal para você.
BLOGS
Para negócios que precisam manter seu público atualizado com novidades e informações focadas no interesse deste nicho. Normalmente é um segmento muito específico e especializado, sendo o pilar base de uma estratégia conhecida como Inbound marketing, onde por meio de criação de conteúdo (postagens) frequentes o negócio cria uma imagem de autoridade atraindo e ganhando a confiança do prospecto no médio a longo prazo.
Aqui fica uma atenção especial: não adianta ter um blog caso não tenha atualizações no mínimo semanais caso contrário é interessante optar por outra estratégia que retorne mais.
PORTAIS
O suprassumo dos sites dinâmicos! Nele são divulgados uma grande quantidade de novidades e informações com frequência diária, desta forma consegue gerar um grande alcance por meio dos diversos temas abordados.
Recomendado para negócios que possuem uma estrutura de produção de conteúdo e que queiram vender produtos / serviços de terceiros por meio de anúncios focados no público que visita o portal.
Você sabe por que ter um site e qual site escolher, mas o que ele precisa ter?
Para ter o mínimo de chance de competir com a concorrência, o site precisa ter os seguintes elementos:
- Ser atualizado com frequência nas últimas tecnologias e tendências.
- Boa estrutura de informação e facilidade de navegação.
- Ser desenvolvido por profissionais
- Otimizado para o Google, precisa aparecer no buscador.
- Conteúdo relevante para o público.
- Ser responsivo, precisa ser bem apresentado tanto em telas de notebook quanto de celulares.
- Precisa ter relatórios mensais / semanais com métricas de visitação
E o que um site NÃO deve ter de jeito nenhum:
- Conteúdo duplicado ou copiado sem a fonte, o que pode causar processos.
- Falta de segurança em caso do manejo de informações sensíveis, como cartão de crédito.
- Animações não são bem vistas pelo Google, sendo bloqueadas no site
- Músicas abrindo automaticamente, o que pode deixar a página mais demorada de abrir e fazer com que a pessoa desista de ver o conteúdo.
- Cores extravagantes e fotos gigantes no fundo, pense no celular que tem 3G como será que ele vai exibir isso?
- Duplicar um monte de palavra para sem sentidos apenas para aparecer no Google.
- Não usar a famosa “Página em construção”, isso é MUITO amador.
Conclusão
Quando você for desenvolver um novo site para seu negócio pense.. E se os passos e informações citadas acima forem seguidos, as chances de ter um site que realmente traz novos clientes aumentam consideravelmente.