Aqui no Brasil ainda não é uma realidade mas no exterior como principalmente no Estados Unidos em que praticamente já existe pelo menos um assistente virtual quando não mais que uma, caso não tenha ouvido fala imagine que você possuia um assistente ativo 24 horas que pode te auxiliar em buscas pela internet, compras online e até acompanhamento de agendas.
É exatamente isso que os assistentes virtuais como Alexa da Amazon, Siri da Apple, Google Home da Google e até a Cortana da Microsoft propõe em resolver, muitas já são utilizadas em automações residenciais controlando a temperatura e até em alguns casos até executando pedidos compras para supermercados quando o leite acaba.
Existem diversas oportunidades com o aumento deste novo agente no cotidiano do consumidor, uma vez que com o tempo vão se tornar mais presentes na vida das pessoas, é quase certeza que será um canal importante para divulgar um produto e fazer parte de uma estratégia de vendas, por isso vale a pena sair na frente investindo no Voice Marketing.
Anúncios por voz
Já é uma realidade hoje os maiores assistentes como a Alexa disponibilizam plataformas bem completas para vincular anúncios pagos baseados nos interesses de seus usuários. Segundo uma matéria da Forbes a Alexa já esta mudando completamente o mercado do marketing e a maneira como sua oferta chega até seu público.
Claro como a maioria dos assistentes virtuais eles são reativos a uma chamada de seus usuários, então o anúncio apenas seria disparado para os que tivessem real inteesse.
E uma das maiores vantagens é a questão da entrega, uma vez que o anúncio seria apenas exibido no momento especifico com uma entrega de 100% para o usuario o que já torna esta ferramenta como uma excelente estratégia.
Produtos encontrados por voz
Hoje se você pede para Alexa buscar um produto, de pronto ela irá busca no site da Amazon o seu pedido, comparando o melhor preço e entrega, onde você já consegue realizar a compra apenas usando a voz, e sim já é uma realidade!
Com a ampliação cada vez maior do poder e funcionalidades dos assistentes virtuais, cenas assim se tornaram cada vez mais realidade, hoje você por exemplo usando a Siri já é possível realizar pedidos no iFood ou até mesmo fazer reservas em seu restaurante favorito.
Para o Marketing, ter seu produto a um comando de voz tornou se essêncial a fim de conseguir os melhores resultados possíveis em sua estratégia de vendas.
E no Brasil?
Atualmente até data que este artigo foi escrito o uso de assistentes virtuais ainda é mínimo limitando-se apenas para pequenos usos como controlar canais e buscar o restaurante mais próximo.
No entanto é importante deixar claro que em poucos anos é possível que os assistentes virtuais se transformem em um elemento importante no cotidiano do consumidor, o que aumenta muito a importância em um futuro não tão distante do voice marketing.
Hoje já é possível você posicionar sua loja virtual ou site em buscadores como a Google usando algumas técnicas e estratégias, sendo possível boas posições para ter melhores resultados, as técnicas em questão se resumem na criação de uma formulação da estretpegia de geo localização, dados bem marcados e sempre manter a plataforma de seu site ou loja sempre atualziada.
Conclusão
Como qualquer tendência é sempre importante ficar com um pé atrás, acompanhando a evolução e o comportamento do consumidor mas o que tudo indica é que cada vez mais o uso de assistentes virtuais como um elemento de conforto no dia a dia das pessoas ira aumentar consideravelmente nos próximos anos. De qualquer forma o voice marketing pode mudar muito como atualmente as compras são realizadas.