O WhatsApp anunciou ontem (22/10/2020) que terá um recurso de finalização de vendas diretamente em conversas no aplicativo, isso possibilita uma mudança significativa para quem quer vender pelo app.
⠀
Para a companhia americana, que pertence ao Facebook, a novidade ajudará pequenas empresas que foram afetadas pela pandemia global do novo coronavírus. Neste ano, a empresa já anunciou em outro momento uma função de pagamentos, que funcionaria semelhante ao Picpay (com transferência de valores e possibilidade de pagamento rápido entre dois usuários) mas que infelizmente foi barrado pelo Banco Central.⠀
⠀
O WhatsApp anunciou que planeja expandir suas parcerias com fornecedores de soluções corporativas, como a Zendesk e a Sprinklr ambas referência no segmento de atendimento e experiência do cliente, para hospedar e gerenciar o atendimento ao cliente durante a pandemia.⠀
⠀
Junto ao anúncio, o WhatsApp anunciou que passará a cobrar por funções oferecidas para empresas, mas não revelou mais detalhes sobre precificação ou quais recursos serão efetivamente pagos, lembrando que ano retrasado foi mencionado a vinculação de anúncios na plataforma mas esta iniciativa não foi para frente ao que tudo indica.
Conclusão
Além de usufruir de uma comunicação dinâmica com o cliente, além de ter uma ferramenta de catálogo para produtos a chegada de uma nova funcionalidade que permite o pagamento direto na plataforma pode transformar o Whatsapp antes apenas um aplicativo de mensageria em uma ferramenta tudo em um para micro e pequenas empresas, com um custo mínimo.