Mesmo com o COVID-10 as empresas ainda precisam vender e adquirir novos clientes, aqui vai algumas estratégias para ajudar atravessar este momento.
Não corra atrás de lojas virtuais, não desenvolva plataformas ou aplicativos.
Exatamente este é um momento onde qualquer investimento que possa subtrair dinheiro do seu caixa pode ser letal para a empresa. Se o negócio não desenvolveu um modelo de venda digital antes da pandemia e quarentena este não é o momento.
Pense que em um pior cenário possível para o negócio onde a quarentena se estenda por mais tempo do que foi projetado você com certeza não gostaria de ter investido em uma solução digital que provavelmente não está madura o suficiente para conseguir se pagar em curto prazo.
Por isso não caia em “armadilhas” como “tenha sua loja virtual”, “crie seu aplicativo” ou promoções assim. Entenda que qualquer investimento em um momento como este precisa trazer retornos a curtíssimo prazo e com certeza lojas virtuais, aplicativos e até mesmo sites não vão trazer resultados neste período curto.
Não demita seu time se possível
Nestes últimos dias as grandes empresas e grupos como Magazine Luiza, BTG, Natura, Boticário entre outras iniciaram um movimento #nãodemita, que basicamente tem a intenção de evitar uma escala de demissão em massa o'que agravaria muito mais a situação.
Só quem desenvolveu um time e passou meses aprimorando e melhorando a sinergia entre os colaboradores sabe que caso uma peça errada seja removida a performance geral despenca, o que torna impossível uma retomada rápida quando a situação for mais favorável.
Entenda que por mais desesperadora que seja a situação atual ela vai passar e aos poucos vai retornar a normalidade, por isso o ideal é não se desfazer de membros chaves do time se possível para quando houver a normalização a empresa conseguir ter uma retomada mais rápida e não ter que investir tempo para desenvolver novamente o time.
Ações de sobrevivência para setores
Abaixo listei três estratégias para continuar gerando caixa mesmo em tempo de quarentena, divididas em segmentos para tentar ajudar neste momento de necessidade.
Segmento: Varejo
Negócios: Lojas de produtos e mercados
Abuse de marketplaces e Aplicativos
Marketplaces como Magazine Luiza, Americanas e Mercado LIvre permitem que em pouco tempo seu negócio consiga realizar vendas pela internet pagando uma pequena taxa de comissão para a plataforma.
Já aplicativos como iFood e Rappi permitem que lanchonetes e mercados realizam entregas em domicílio direto para o cliente, o que ajuda a manter o funcionamento destes tipos de negócios.
O mais importante é que estas plataformas atraem uma grande quantidade de pessoas interessadas em determinados produtos, por isso você não precisa ter muitos conhecimentos em marketing para conseguir atrair pessoas para comprar seu produto.
Lembrando que todas as plataformas disponibilizam um maneira de comprar mídia para aparecer mais que concorrentes, tendo um bom resultado em um curto prazo.
Segmento: Serviços
Negócios: Cabeleireiros, academias, agências de turismo
Realize vendas a longo prazo (vouchers de desconto)
Uma excelente estratégia é realizar vendas de pacotes de longo prazo com descontos altos assim a empresa consegue manter um fluxo de caixa com novas aquisições de assinantes e clientes para quando a quarentena acabar.
Por isso abuse de pacotes de 6 meses e voucher com descontos estimulando a aquisição de novos clientes, o que pode ajudar o negócio a passar por este momento de crise.
Conclusão
Lembre-se que este é apenas um momento de dificuldade que mais cedo ou mais tarde vai ser resolvido, por isso é importante agora é sobreviver e se adaptar a esta realidade temporária e creio que ao final disto tudo, as empresas alcançaram um novo patamar de evolução aumentando sua resiliência diante de novas crises.