Para quem precisa trazer mais tráfego e visitantes para seu site ou blog sempre opta pelas mídias pagas, os famosos links patrocinados mas será que eles realmente funcionam ?
O que é mídia paga ?
Esse termo é normalmente utilizada quando se trata da compra de um espaço ou divulgação em determinados sites, em outras palavras os famosos links patrocinados, onde você pode comprar “créditos” e utilizá-los para aparecer mais ou menos para os visitantes de determinado site, dessa maneira caso haja a comunicação correta entre seu anúncio e o visitante uma visita dentro de seu site.
Mas ela funciona ?
As mídias pagas normalmente são a porta de entrada para muitas empresas que querem iniciar no mundo difital muitas vezes executando campanhas simples, com alto nível de investimento e baixo retorno, devido a falta de experiência e conhecimento mas mesmoa assim ainda consegue atrair grandes quantidades de visitantes. De fato as mídias pagas conseguem a proeza de trazer possíveis resultados em curto prazo no entanto vale a pena lembrar que ao levar seu visitante para um site ou página lenta, com pouca usabilidade e sem informações básicas para conversão de fato o retorno será baixíssimo e o culpado não é a mídia paga.
Mídias pagas mais conhecidas
Google Adwords
O mais conhecido de todos e muitas vezes conhecido como “link patrocinado” foi um dos pioneiros deste mercado, basicamente consiste que por meio de palavras chaves (keywords) definidas seu anúncio é mostrado nas buscas do site, gerando grandes quantidades de leads segmentados pelas buscas.
Bing Ads
Pouco usado mas cheio de oportunidades graças a seu custo baixo, Bing é a ferramenta de busca utilizada pela maioria dos Windows, tendo o funcionamento semelhante ao do Google Adwords, segmentando por meio de buscas e interesses.
Facebook Ads
Atualmente e provavelmente ainda vai ser durante anos a rede social Facebook é a número um no mundo e ainda no Brasil sendo responsável por quase 1 hora de uso para cada habitante, só por esse motivo investir nela já se torna algo rentável com excelente retorno mas como uma rede social vai muito além de um buscador. No caso do Google Adwords por exemplo você conhece as palavras pesquisadas dos visitantes e consegue se basear nisso mas comas redes sociais temos segmentos específicos como idade, gênero, preferencias e muito mais informações que se utilizadas da melhor maneira consegue otimizar muito os valores investidos.
Youtube Ads
A grande plataforma de vídeos atualmente é considerada a terceira maior rede social mundia, com grande movimento de visitantes e tem se tornado muito comum a venda de pequenos intervalos entre os vídeos executados pelos usuários, sendo assim já é possível obter bons resultados em conversões.
Instagram Ads
E por fim o a segunda maior rede social e conhecida pelos famosos stories, o Instagram é uma rede social focada inteiramente na produção de imagens que já tem mostrado maneira interessantes de vender produtos de maneira online com os famosos stories que praticamente são enviados para todos os seguidores facilitando a interação com a audiência.
Como são executadas:
Set up da Campanha
Definidas as plataformas e as mídias a serem investidas, são necessárias a criação das campanhas e do orçamento diário que vai ser investido.
Otimização e Acompanhamento
Com o resultado em tempo real e com acompanhamento é possível realizar otimizações que geram insights importantes de cada campanha.
Segmentação
As plataformas permitem a segmentação baseada em buscas, comportamentos e preferências essas informações ajudam muito na hora de direcionar e campanha.
Relatório de Resultados
E no final do período é comum e de praxe que um relatório seja gerado para uma visualização geral dos dados facilitando muito verificar os resultados das campanhas.
Conclusão
Em resumo as mídias pagas possuem um alto índice de retorno no curto prazo e se otimizando tende a retornar muito mais, importante salientar que qualquer resultado obtido em questão de posicionamento irá desaparecer a partir do momento que os famosos créditos não sejam mais comprados, para solucionar esse problema e conseguir resultados a médio e longo prazo o Marketing de Conteúdo junto com Técnicas de SEO são recomendadas.