Se você não sabe ou não está familiarizado com o termo SEO, tenho um artigo aqui no blog abordando sobre o assunto e como ele é extremamente relevante para seu site ou negócio digital.
Inclusive neste mesmo artigo eu abordo que uma das maneiras de implementar e otimizar usando SEO é contratando uma consultoria focada em SEO, que vai implementar um projeto sério com o foco em resultado.
O que é uma Consultoria SEO
Como qualquer outro tipo de consultoria seu objetivo principal é desenvolver um trabalho baseado em conhecimento e experiência adquiridos em outros projetos, normalmente seguindo metodologias já testadas com foco em alcançar um objetivo pré definido.
E no caso de uma consultoria SEO, não é diferente, seu principal objetivo é otimizar e melhorar o posicionamento de um ou mais sites em mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo dessa maneira alcançando mais clientes, aumentando vendas e geração de leads.
Normalmente esse trabalho é desenvolvido seguindo uma estratégia definida entre cliente e consultoria, onde fica claro como será aplicada às estratégias e quais metas devem ser cumpridas.
Como um projeto SEO é executado?
Normalmente são seguidos algumas etapas que visam entender o negócio do cliente e traçar a melhor estratégia que será executada:
1. Definir Público Alvo
2. Pesquisa de Termos e Palavras-chaves
3. Otimizações Técnicas do site / produto
4. Desenvolvimento da estratégia
5. Relatórios e Acompanhamento
Abaixo vou abordar o passo a passo de cada etapa citada acima, explicando com detalhes o que cada uma aborda e executa no projeto geral.
1. Definir Público Alvo
O primeiro passo é definir qual exatamente é o negócio do cliente, para isso o primeiro passo é encontrado seu público alvo, quais seus concorrentes diretos e indiretos e qual o objetivo a ser alcançado com a contratação do projeto..
- Objetivo do Projeto
Aumentar as vendas, visitas, solicitações para cotação / orçamento, aumentar abrangência da marca, criar lista de remarketing esse são alguns exemplos de objetivos comuns que podem ser definidos.
- Público Alvo e Negócio
Entender qual o neǵocio do cliente como o seguimento e qual o perfil dos clientes atendidos por ele, sendo traçado preferências e quais os melhores canais para alcançá-lo
- Análise Concorrentes
Momento do benchmarking ou em outras palavras buscar referências nos concorrentes diretos e indiretos do cliente, assim é possível aproveitar e até fundir estratégias que já tiveram resultado no mercado, adaptando ao cenário do cliente.
2. Pesquisa de Termos e Palavras-chaves
Com o primeiro passo concluído agora fica muito mais claro quais os objetivos e públicos a serem atingidos, o próximo passo é pesquisar / definir quais os termos e palavras chaves que devem ser focados, pois é através destes termos que as metas serão atingidas, caso seja aumentar o número de vendas é essencial ser encontrado pela maior quantidade de pessoas que tem interesse em um determinado produto e que vão buscá-lo no Google ou outros mecanismos de busca.
Deixar bem claro quais termos e palavras chaves vão ser otimizados é essencial para que o Marketing de Conteúdo consiga produzir pautas com conteúdo para posicionar bem e trazer resultados, sendo importante o completo alinhamento de ambas as frentes.
3. Otimizações Técnicas do site / produto
Durante esse passo o site em si do cliente é verificado e um relatório técnico é criado onde são apontadas melhorias e otimizações, sempre com o objetivo de facilitar o posicionamento nos mecanismos de busca mas também melhorar a experiência do visitante.
Este relatório é enviado para equipe de desenvolvimento do cliente dando início ao processo onde as alterações são realizadas, sendo monitorando de perto, onde tudo é documentado para melhor visualização do andamento do projeto.
Também é realizado o levantamento do tráfego (visitas) recebidas no site do cliente, desta maneira sendo possível verificar qual ponto inicial de partida do projeto, além de detectar possíveis gargalos que podem estar minando as ações de engajamento do site.
4. Desenvolvimento da estratégia
Com todos os requisitos levantados e otimizações realizadas é chegado o momento de realizar a estratégia, que basicamente se resume a desenvolver conteúdos estratégicos como nóticias, descrições de produtos / serviços, perguntas frequentes, cartas de venda, releases, artigos para blogs, vídeos quando necessário quanto mais conteúdo rico em informações e imagens melhor.
Quanto maior a quantidade junto com qualidade do conteúdo criado maior a chance do site ser relevante e acabada se posicionado nos mecanismos de busca, conseguindo subir até a página inicial nas palavras chaves definidas na etapa dois.
5. Relatórios e Acompanhamento
E por fim são enviados relatŕoios mensais ou semanais com a evolução do projeto, desde posicionamento dos termos, a quantidade de vendas, gráfico da aquisição de leads, vendas e número de visitas no site / produto.
Um apanhado geral de todas as informações e dados coletados durante o período entregando maior noção do que realmente é importante ser observado na estratégia, como sua evolução e resultados no médio e longo prazo do projeto.
Dúvidas Frequentes
No caso do cliente não possuir uma equipe técnica para desenvolver as modificações?
É comum em Consultorias SEO ter uma equipe técnica que pode vai desenvolver as modificações pertinentes, baseado nos relatórios documentados que foram criados na etapa três.
SEO é realizado uma única vez?
Depende do cliente, normalmente o resultado é alcançado em médio e a longo prazo então após a conclusão do projeto sendo comum que com o passar do tempo as palavras e termos antes posicionados caiam, isso quer dizer é bem possível que o cliente vá perdendo posição e tráfego para seu site com o passar do tempo. Por esse motivo é ideal a “manutenção” periódica do conteúdo e das posições já alcançadas e o desenvolvimento de novas posições para melhorar a abrangência do site em si.
Em quanto tempo se tem retorno sobre investimento?
Como citado acima normalmente é de médio a longo prazo dependendo é claro do mercado ou segmento do negócio do cliente, em nichos com menor concorrência é possível notar resultados em 3 meses mas com maior concorrência seis meses em diante.
Conclusão
Claro que existem maneiras de conseguir retorno a curto prazo que normalmente envolve ações com tráfego pago como Google Adwords, Bing Adwords, Instagram Ads entre outros mas um dos pontos ruins destas abordagens é que ao parar de investir nessas plataformas o site do cliente volta ao ponto zero, já com o desenvolvimento do SEO é possível criar um tráfego contínuo que não vai depender de estar ou não pagando aos mecanismos de busca..
O ideal é o desenvolvimento de ambas as estratégias tanto para o curto prazo quanto para o longo prazo, trazendo o melhor resultado de ambos.