Se um site subitamente para de vender e aparecer no Google é bem provável que haja algum problema na estratégia de SEO, mas o que é SEO e como ele pode ajudar?
Hoje em dia quem não gostaria de aparecer em primeiro lugar na busca de seu produto tanto no Google quanto em qualquer outros buscados, isso é o sonho almejado para qualquer empresa mas você já deve ter se perguntado como fazer isso ?
Introdução
Para conseguir tal feito existe hoje uma sequência de técnicas e processos que se seguidos aumentam muito as chances de uma marca se tornar referência nas buscas, o nome dessa ciência é SEO que se pronuncia “EsCiOu” respectivamente significa Search Engine Optimization em tradução livre Otimização para Motores de Busca, basicamente são meios pelos quais qualquer site pode e deve conseguir excelentes posições no buscadores como o Google.
Mas como pode me ajudar ?
Imagine um lugar onde todos os dias passam algo em torno de 3,5 bilhões de pessoas e veem a oferta de seu produto você acha que isso vai gerar quantos interessados / leads ?
Só por esse motivo já seria mais que suficiente para transformar o SEO em algo que todos deveriam fazer e praticar em qualquer projeto que tem como objetivo gerar lucro mas que poucos o executam e muitos mais nem sabem que ele sequer existe.
Além de gerar muitas visitas ao site as técnicas também otimizam a experiência do usuário com técnicas de usabilidade e otimização do carregamento, em resumo é algo que você PRECISA em sua presença na web.
Como funciona ?
O primeiro passo é definir o público alvo e quais sãos os possíveis tendências de busca dentro dos buscadores (Google, Bing e Yahoo), com essas informações uma equipe desenvolver o projeto completamente focando em termos de busca conhecidos como as palavras-chaves.
O buscador ao analisar e indexar o site em seu índice de pesquisa ele avalia diversos fatores que são alterados várias vezes semanalmente visando entregar a melhor busca para os seus usuários, entre esses fatores está as famosas palavras chaves, que quando adicionadas de maneira natural e orgânica fazem o buscador entender que o conteúdo daquela página é importante fazendo com que ela subi no índice e se posicione próximo dos primeiros resultados.
Depois desse alavancamento é necessário um trabalho diário de otimização dessa posição que pode ser perdida caso não seja feito, esse trabalho consiste em atualizações técnicas e produção de conteúdo rico em qualidade, prática comum na estratégia de Marketing de Conteúdo.
Lembrando que esses passos foram descritos para um entendimento geral e que muitos outros fatores como valor do domínio, otimizações técnicas e tempo de carregamento também são utilizados para indexação nos buscadores como Google, !Yahoo e Bing.
Aplicando em Sites e Blogs
O SEO como um todo é recomendado para qualquer projeto digital que visa a conclusão de alguma conversão seja ela monetária ou apenas informação, de qualquer forma a aplicação das técnicas garantem que um pequeno blog consigam em um curto período alcança boss posições aumentando assim a taxa de visitação ou mesmo um site de empresa com algum tempo gerar uma quantidade contínua de visitas de um público segmentado pronto para converter em orçamentos, enfim as possibilidades são imensas só depende da estratégia aplicada e o objetivo claro.
Como consigo isso….
Existem duas maneiras de implementar as técnicas de SEO em sua presença online:
Implementando Você mesmo
Uma das coisas mais legais na internet é que com um pouco de estudo você consegue adquirir alguns resultados, abrindo a mente para o funcionamento das técnicas e realizando testes com acertos e erros dessa maneira bons resultados podem ser alcançados em troca de tempo e esforço.
Contratando uma Consultoria SEO
Indo atrás de alguma empresa ou profissional que já possua toda a experiência e o caminho das pedras da implementação das técnicas, que pode em pouco tempo conseguir otimizar muito o posicionamento de seu site e aumentar as taxas de geração de leads.
Então o resultado é imediato ?
As técnicas de SEO garantem uma quantidade específica e soledade de visitas por meios orgânicos e não pagos, no entanto exigem tempo e dedicação por parte dos envolvidos sendo uma excelente solução no médio a curto prazo, uma vez que é necessário a geração de conteúdo e indexação por meio dos buscadores isso pode levar algum tempo.
Em média os resultados tendem a retornar em torno de 30 até 90 dias dependendo da estratégia e da meta a ser alcançada, no entanto para quem precisa de resultados imediatos enquanto alinha uma estratégia a longo prazo as mídias pagas são ideais.
Conclusão
Em resumo as técnicas de SEO são mais do que obrigação para qualquer empresa que gostaria de ter sua presença digital renovada e com reais resultados, pois não basta ter um site por ter é preciso criar uma estratégia de posicionamento e geração de visitas para ele e nisso o SEO sempre será seu amigo.