Com a nova função lançada apenas no Brasil o Instagram Reels finalmente entra na luta contra a gigante chinesa TikTok, que por sua vez já começa a acusar o golpe alegando cópia.
Instagram lançou no final do mês passado uma nova função exclusiva para o Brasil, conhecido como Instagam Reels que tem como objetivo lutar contra o sua rival chinesa TikTok, o Instagram Reels permite o usuário a criar um vídeo de 15 segundos com uma música ou tema sonoro no fundo e compartilhar nos stories do próprio aplicativo com um grande potencial viral já que aparecem em destaque na sessão Top Reels.
Não é de agora que a Facebook empresa dona do Instagram cópia na cara dura literalmente as funcionalidades de outros aplicativos, aconteceu a mesma coisa com o Snapchat que ficou muito famoso pelos Stories e montagens engraçadas em vídeos, que prontamente foram “copiadas” e melhoradas pelo Facebook, o que gerou alguns problemas judiciais entre ambas as empresas.
Como funciona o Instagram Reels?
Como o TikTok o usuário pode utilizar trilhas sonoras com um grande catálogo de músicas ou mesmo pegar “emprestado” um áudio de um vídeo para criar piadas e memes, sim estão criando muitas piadas e memes.
Os usuários o encontrarão na bandeja de modos do obturador do Instagram Stories, ao lado de Boomerang e Super-Zoom. Eles podem gravar em silêncio, pegar emprestado o áudio de outro vídeo encontrado através da pesquisa por hashtag ou do Explorer, ou pesquisar uma música popular ou de tendência.
Alguns trechos de áudio ainda terão suas próprias páginas exibindo os principais vídeos criados com eles. Ensinar os usuários a extrair áudio de seus remixes será essencial para tirar o Reels do chão.
Reels foi lançado em versão iOS e Android mas apenas limitado aqui para o Brasil onde ele é conhecido como Cenas. Aproveitando de uma comunidade brasileira de mais de 70 milhões de perfis ativos já é possível notar uma mudança vertiginosa na entrega orgânica deste tipo de conteúdo, já que ao realizar postagens pelo aplicativo o destaque é quase que imediato.
Como posso usar o Reels para meu negócio?
A aplicação do Reels em qualquer estratégia deve ser muito bem definida já que ele não permite por exemplo a criação de CTAs para conversão e o conteúdo é bem raso, apenas servindo para gerar uma alegria momentânea no usuário, claro que ao desenvolver toda uma constância de criação de conteúdo é possível usar como uma isca para perfil do próprio Instagram o que ajuda na criação de uma audiência que pode ter interesse em algum produto.
Claro que isso é uma sugestão apenas e que pode haver muitas outras estratégias mais interessantes como por exemplo usar o pouco tempo do Reels para lançar “crops” de lives para engajar e atiçar a curiosidade do público por exemplo.
Conclusão sobre Instagram Reels
Graças ao peso que o Instagram já possui em questão de engajamento não é de se espantar que em pouco tempo o Reels se torne uma tendência mundial e que aos poucos o TikTok apesar de “pioneiro” neste tipo prática seja esquecido.